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Procon-SP faz balanço das promoções da black friday

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O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, organizou um plantão especial de atendimento a consumidores durante a Black Friday, através do telefone 151, site e redes sociais. Entre 19h de quinta-feira, dia 26, até a meia-noite do dia 27, foram registrados 1.184 atendimentos, destes 331 resultaram em abertura de ações fiscalizatórias.
 
Os principais problemas relatados foram: maquiagem de desconto (28,3%), produto / serviço indisponível (26%), mudança de preço ao finalizar a compra (16,4%) e site intermitente (5,1%). 
 
Durante o plantão, o Procon-SP visitou 143 lojas físicas na capital e interior e autuou 44 estabelecimentos, ou seja, 30% das empresas. O maior problema foi a falta de preços em produtos, seguido por produtos com problemas na informação (falta de rótulo, validade ou rótulo/etiqueta em língua portuguesa). Veja aqui a lista de empresas autuadas.
 
O plantão de 2014 registrou 1.356 atendimentos.
 
Confira em números o balanço de 2015:
 
Total de atendimentos: 1.184
Site / e telefone: 622
Redes sociais: 562

Maquiagem de desconto foi o maior problema da black friday registrado no Procon-SP
Maquiagem de desconto foi o maior problema da black friday registrado no Procon-SP
Foto: FreeDigitalPhotos - David Castillo Dominici

Principais problemas:
Maquiagem de desconto: 28.3 %
Produto / serviço indisponível: 26.0 %
Mudança de preço ao finalizar a compra: 16.4 %
Site intermitente / congestionado: 5.1 %

Fonte: Squimb Conteúdo
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