0

Para que servem as etiquetas de um produto?

10 set 2015
09h55
atualizado em 11/9/2015 às 10h00
  • separator
  • comentários

As etiquetas obedecem padrões técnicos impostos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e são tão importantes quanto os rótulos dos alimentos. Elas informam sobre a composição, a origem e os cuidados de conservação dos produtos. Possuem informações  fundamentais para os consumidores que precisam fazer prevenção de reações alérgicas a determinados tipos de tecidos.

Muitos tem o hábito de cortar a etiqueta logo após a aquisição de um produto. Ao fazer isso a pessoa perde a garantia, caso necessite trocar o produto, bem como o direito de reclamar, se o tecido encolher ou manchar na hora da lavagem, por exemplo.

A etiqueta é obrigatória em todos os produtos têxteis, tais como roupas, roupa de cama, colchas, travesseiros, toalhas e devem sempre estar em local visível e legível. Podem ter formatos diferentes como selo, rótulo, decalque, carimbo, estampagem ou outra maneira similar a essas, desde que tenha caráter permanente. 

As informações obrigatórias na etiqueta são: nome ou razão social ou marca registrada do fabricante, a identificação fiscal do fabricante nacional ou do importador (CNPJ), país de origem, nome dos tecidos que compõe o produto e seu conteúdo expresso em porcentagem, uma indicação de tamanho e, pelo menos, os cinco principais tratamentos de conservação do produto por meio de símbolos e/ou texto.

Os símbolos devem estar sempre nesta ordem: Lavagem, Alvejamento, Secagem, Passadoria e Cuidado Têxtil Profissional. Todos os símbolos seguem o padrão adotado na Norma Técnica.

A etiqueta é obrigatória em todos os produtos têxteis
A etiqueta é obrigatória em todos os produtos têxteis
Foto: Daniela Leite

Nunca aceite produtos sem etiqueta ou que tragam essas informações em adesivos, prospectos ou cartazes de pontos de venda.

 

Fonte: Squimb Conteúdo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade