0

Cuidado! Juros do cartão podem chegar a 725% ao ano

  • separator
  • 0
  • comentários

Em recente pesquisa a Proteste constatou o que todos já sentem no bolso e no orçamento, os juros no cartão de crédito podem chegar a 725% ao ano. Em nenhum lugar do mundo o consumidor paga uma taxa tão elevada.

Para mudar esse cenário a Proteste iniciou uma campanha e sugere às autoridades que exijam das instituições a cobrança de juros de até 21,62% ao ano. Esse valor é o dobro do CDI, taxa de juros que o banco paga quando toma dinheiro emprestado no mercado interbancário.

Para que você não se prejudique com o uso do cartão de crédito, aqui vão algumas dicas:

1. Antes de adquirir um cartão de crédito, pesquise e opte por aqueles que cobram as menores taxas. Existem muitos cartões disponíveis com taxas de juros e de administração distintas.

2. Planeje-se e nunca deixe uma fatura em atraso. Ao pagar apenas a taxa relativa a fatura mínima do cartão, sobre o valor que não foi pago incidem os juros do cartão (valor variável de acordo com cada contrato), mais multa por atraso no pagamento (2% ao mês) e juros de mora (1% ao mês). Essa é uma das maiores causas do endividamento.

3. Tome cuidado com ofertas de parcelamentos, mesmo sendo sem juros. Parcelamentos em 10, 12 vezes são inimigos de um bom planejamento. É um período muito longo para quitar a dívida e se adquirir nos meses seguintes outras parcelas, pode acabar tendo que usar todo o seu salário para pagar a fatura do seu cartão.

4. Compre somente o que está ao alcance do seu poder de consumo.

Antes de adquirir um cartão de crédito, pesquise e opte por aqueles que cobram as menores taxas
Antes de adquirir um cartão de crédito, pesquise e opte por aqueles que cobram as menores taxas
Foto: FreeDigitalPhotos - hin255

 

Fonte: Squimb Conteúdo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade