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Dez dicas ensinam a criar um e-mail marketing de sucesso

16 mai 2012 - 09h23
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E-mail marketing é qualquer forma de contato genérico que a empresa faz com o cliente por meio do correio eletrônico. Bem utilizado, pode ser uma importante ferramenta de negócios e relacionamento. "O e-mail marketing não é apenas venda. Cada vez mais, as empresas sabem da importância de oferecer conteúdo e serviço", explica Edson Barbieri, coordenador de e-mail marketing da Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd).

O empreendedor precisa ter claro o que pretende com as mensagens enviadas para os clientes: se é vender, orientar, oferecer conteúdo ou um mix de tudo isso
O empreendedor precisa ter claro o que pretende com as mensagens enviadas para os clientes: se é vender, orientar, oferecer conteúdo ou um mix de tudo isso
Foto: Shutterstock / Especial para Terra


O objetivo dessa ferramenta é estreitar os laços de relacionamento com o cliente. Por isso, sua adoção é recomendada pra empresas de qualquer porte. Para quem deseja apostar nessa forma de marketing direto, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada. É ela quem fará o disparo dos e-mails e controlará o retorno, por exemplo.



Com a ajuda de Edson, o

Terra

listou 10 dicas para você criar um e-mail marketing de sucesso para sua empresa. Confira.



1. Objetivo do e-mail marketing

O empreendedor precisa ter claro o que pretende com as mensagens enviadas para os clientes: se é vender, orientar, oferecer conteúdo ou um mix de tudo isso.

2. Lista de clientes

É imprescindível contar com a autorização dos clientes para montar a lista de recebimento. A coleta pode ser feita quando o cliente vai até a loja física e preenche um cadastro, por contato telefônico ou quando o internauta, no site da empresa, opta por receber a newsletter. "Qualquer ponto de contato é um momento interessante para se conseguir o e-mail", explica Edson. O link para descadastramento precisa estar sempre visível e de fato funcionar.

3. Conteúdo relevante

"É fundamental que a mensagem gerada seja relevante", diz Edson. Para isso, o primeiro passo é conhecer com clareza o perfil do consumidor e, então, pensar em assuntos que despertem sua atenção.

4.Segmentação do público-alvo

Relevância significa entregar o conteúdo certo para o público certo. Nem todas as campanhas ou promoções devem ser enviadas para toda a base de dados. É preciso fazer uma análise do perfil da audiência e, então, direcionar os conteúdos. As empresas que fornecem e-mail marketing possuem ferramentas para tal segmentação.

5. Design das mensagens

É fundamental manter a identidade visual da empresa no e-mail marketing. "Uma dica é não mandar e-mails apenas com imagens. Algumas não baixam e, se não tiver texto, a chance de o leitor deletar é maior", diz Edson. Também é preciso cuidar para que a mensagem seja visualizada da melhor forma possível nas diversas plataformas, como computadores, celulares e tablets.

6. Acompanhamento dos retornos

"Não adianta fazer envio de uma campanha via e-mail e não acompanhar a interação", explica Edson. É importante saber quantas pessoas abriram a mensagem e quantas clicaram nos links.

7. Relatórios e análises dos dados

O disparo de e-mails marketing gera relatórios de desempenho. No caso de uma promoção, é possível verificar qual foi o retorno obtido e cruzar com a quantidade de pessoas que clicaram no e-mail marketing. "Por meio de relatórios é que se consegue saber o retorno do investimento e se as ações têm surtido o efeito esperado", esclarece Edson.

8. Base de dados atualizada

A base de e-mails é muito volátil - é comum as pessoas deixarem de usar as suas contas. Por isso, é fundamental limpar do banco de dados os e-mails que voltam.

9. Diálogo ativo

Mesmo que não exista uma campanha nova para mandar, aproveite datas especiais, como aniversários e Dia das Mães, para mandar e-mails marketing comemorativos. "Isso garante a continuação do relacionamento", aponta Edson.

10. Testes de modelos

Não existe uma "receita de bolo" para o que pode dar certo. Uma dica é testar mais de um modelo. "Se você tem uma base de 10 mil e-mails, mande de um jeito para 500 contas - com variação de assunto, por exemplo - e de outro para mais 500. Veja qual das duas maneiras deu mais retorno e então dispare para os outros 9 mil", recomenda.

Fonte: Cross Content
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