PUBLICIDADE

De olho em brasileiros, prefeito de Los Angeles negocia voos de SP

29 nov 2012 - 21h28
Compartilhar

Em visita ao Brasil com uma comitiva de empresários americanos, o prefeito de Los Angeles (EUA), Antonio Villaraigosa, apelou para que as companhias aéreas brasileiras criem linhas de voos diários entre São Paulo e a cidade da Califórnia. Durante um encontro com empresários do País na noite desta quinta-feira, na capital paulista, o democrata lamentou que, atualmente, os maiores destinos dos brasileiros aos Estados Unidos sejam as cidades de Nova York e Miami.

Villaraigosa: "todos querem fazer negócios com o Brasil"
Villaraigosa: "todos querem fazer negócios com o Brasil"
Foto: Edson Lopes Jr./Terra

"Nós temos o maior aeroporto dos Estados Unidos, estamos entre as maiores economias globais, somos a segunda cidade mais populosa do país, mas não temos um voo diário entre São Paulo e Los Angeles - costumávamos ter, mas não mais. Hoje, os brasileiros escolhem como destino as cidades de Miami e Nova York, mas acreditamos que, com um acesso mais frequente e com voos diários, o cenário poderia ser diferente", afirmou o prefeito, após um evento promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham-SP).

De acordo com Villaraigosa, a criação de um voo diário entre São Paulo e Los Angeles injetaria mais de US$ 623 milhões (ou cerca de R$ 1,3 bilhão) por ano na economia local. "Isso sem contar nos rendimentos que também trariam ao Brasil", justificou. Para tanto, ele esteve reunido nesta semana com dirigentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, em visita ao Chile nos últimos dias, apresentou a proposta à presidência da Latam, companhia aérea que nasceu da fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN.

"Todos querem fazer negócios com o Brasil e com a América Latina. A economia está crescendo, a classe média brasileira está se desenvolvendo, e embora as relações comerciais entre Los Angeles e São Paulo sejam boas, ainda não estamos aproveitando as reais oportunidades entre os dois países", afirmou.

Além das transações comerciais, o esforço de Villaraigosa em firmar essa parceria no setor aéreo tem um motivo forte. De acordo com dados divulgados pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos recentemente, o turista brasileiro é o terceiro que mais gasta nos Estados Unidos, ficando atrás apenas do visitante japonês e do britânico. Nos Estados de Nova York e na Flórida, o brasileiro já é apontado como líder de gastos. Não à toa, o governo americano tem implantado medidas para facilitar o acesso ao país, diminuindo as etapas burocráticas para o ingresso no território.

Villaraigosa também esteve reunido com os dirigentes do Atlético-PR para anunciar parceria com a empresa americana AEG Facilities, com sede em Los Angeles, para gerir a Arena da Baixada nos próximos dez anos. Ainda esta semana, o prefeito de Los Angeles se reunirá com o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, para tentar viabilizar novas parcerias a partir de 2013.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade