PUBLICIDADE

Custo da construção tem menor alta para novembro em 14 anos

7 dez 2012 - 17h25
Compartilhar

Os custos da construção civil registraram, no mês passado, a menor alta para um mês de novembro em 14 anos, de acordo com um indicador publicado nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). É mais um sinal de que o setor vem perdendo um pouco de fôlego, ainda que continue exibindo crescimento mais acelerado que o da economia como um todo.

O Índice Nacional da Construção Civil (chamado de Sinapi), calculado pelo IBGE em convênio com a Caixa Econômica Federal, avançou 0,22% de outubro para novembro
O Índice Nacional da Construção Civil (chamado de Sinapi), calculado pelo IBGE em convênio com a Caixa Econômica Federal, avançou 0,22% de outubro para novembro
Foto: Shutterstock

O Índice Nacional da Construção Civil (chamado de Sinapi), calculado pelo IBGE em convênio com a Caixa Econômica Federal, avançou 0,22% de outubro para novembro, a menor variação do ano. A última vez em que o Sinapi havia subido menos de 0,3% em novembro foi em 2005 (0,26%). Antes disso, a menor porcentagem é a de novembro de 1998 (recuo de 014%). No acumulado do ano, a alta é de 5,23%, a menor desde 2006 (4,66%). Com isso, o custo médio da construção no Brasil ficou em R$ 851,96 por metro quadrado.

Dos dois itens que compõem o indicador, feito a partir de pesquisas em todos os estados brasileiros, o que subiu menos no mês passado foi material de construção (0,21%). O avanço modesto fez com que o custo desses produtos acumulasse, de janeiro a novembro, a menor variação desde 1998 (1,30%).

O custo da mão de obra, que vem pressionando o índice neste ano, subiu 0,24% em comparação a outubro ¿ a menor variação desde agosto do ano passado e a menor para novembro desde 2009. Ainda assim, as despesas com trabalhadores acumulam aumento de 10% em 2012.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
TAGS
Publicidade