PUBLICIDADE

Corte no orçamento será menor neste ano, diz jornal

5 fev 2016 - 09h09
(atualizado às 09h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O corte no orçamento da União neste ano na tentativa de cumprir a meta fiscal deve ser menor do que o feito em 2015, quando foi de R$ 69,9 bilhões, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

O valor final será decidido na próxima semana pela presidente Dilma Rousseff e o bloqueio de gastos deve ficar em torno de R$ 50 bilhões.

Ministro do Planejamento Valdir Simão afirma que corte será menor em 2016
Ministro do Planejamento Valdir Simão afirma que corte será menor em 2016
Foto: Agência Brasil

O ministro do Planejamento Valdir Simão disse que o governo ainda não tomou uma decisão sobre o contingenciamento dos gastos, mas adiantou que o corte será menor do que em 2015.

“Estamos ainda vendo os números. Certamente ficará abaixo do ano passado. Algum bloqueio terá”, disse Simão.

Meta flexível

O Ministério da Fazenda cogita antecipar para este ano a reforma que pretende fixar um teto para o gasto público com um regime flexível de meta fiscal a partir de 2017.

Reportagem da Folha informa que a mudança no calendário serviria para incluir a proposta de alongamento da dívida dos estados em cerca de 10 anos. Por outro lado, a antecipação afastaria a já remota hipótese de superávit primário de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2016.

A presidente Dilma Rousseff deve decidir, também na semana que vem, se envia o projeto de lei antecipadamente ao Congresso.

O Financista Todos os direitos reservados
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade