PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Conta chegou para a classe média brasileira, diz jornal americano

Dívida do Brasil em relação aos outros países se destaca e é a nova classe média quem sofre com nova realidade

9 out 2013 - 17h26
(atualizado às 17h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Após o apogeu dos gastos da classe média brasileira, ela agora tem dificuldade para pagas as contas e manter o novo padrão de vida, de acordo com reportagens do jornal Wall Street Journal publicada nesta quarta-feira. Conforme a publicação, a dívida do Brasil em relação aos outros países se destaca nos últimos anos e é a nova classe média – responsável pelo ápice anterior – é quem sofre com a nova realidade.

Conforme a publicação, a maioria das pessoas que pensa no Brasil, País que está entre os maiores produtores mundiais de minério de ferro e soja, imagina que o país sobrevive das commodities. Mas foi a classe média que alimentou grande parte da expansão recente, com o crédito ao consumo duplicado até atingir cerca de US$ 600 bilhões em cinco anos.

Com a dificuldade de pagar as dívidas, esses consumidores estão encontrando problemas em contrair empréstimos já que os bancos estão preocupados com a inadimplência.

Segundo a publicação, os problemas do Brasil são um aviso para os mercados emergentes: o custo do aumento de consumidores de classe média no mundo em desenvolvimento. Do Brasil, Indonésia e África do Sul, as taxas de crescimento mais rápidas tiraram milhões da pobreza nos últimos dez anos, trazendo mais pessoas para a classe média e introduzindo muitos deles ao crédito pela primeira vez.

Mas enquanto os economistas principalmente veem a expansão do crédito como uma coisa boa, o caso do Brasil mostra como o crescimento da classe média também pode ser um problema por causa do excesso de dívida, diz o jornal.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade