PUBLICIDADE

Consumo de gás natural aumenta 3,2% em fevereiro

Demanda do produto cresceu 8,8% no primeiro bimestre de 2015

31 mar 2015 - 16h17
(atualizado às 16h18)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Gás natural fechou o segundo mês do ano com um consumo médio de 80,6 milhões de metros cúbicos por dia</p>
Gás natural fechou o segundo mês do ano com um consumo médio de 80,6 milhões de metros cúbicos por dia
Foto: Sergio Moraes / Reuters

O consumo de gás natural no mercado brasileiro em fevereiro deste ano subiu 3,2% na comparação com janeiro. Com isso, a demanda do produto cresceu 8,8% no primeiro bimestre de 2015, comparativamente aos dois primeiros meses do ano passado.

Os dados fazem parte do levantamento estatístico divulgado hoje nesta terça-feira pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Segundo a Abegás, o aumento de consumo foi puxado pelo avanço do consumo automotivo, que, comparado a janeiro, registrou alta de 3,4% em fevereiro.

Os dados indicam que o gás natural fechou o segundo mês do ano com um consumo médio de 80,6 milhões de metros cúbicos por dia (m³/dia) e expansão de 12,4% na extensão da rede distribuição. O volume de consumidores cresceu 8,4%. Hoje, são mais de 2,6 milhões em todo País, atendidos por mais de 28,4 mil quilômetros de rede de distribuição.

De acordo com o presidente da Abegás, Augusto Salomon, o aumento da procura pelo gás natural veicular (GNV) é por causa do reajuste da gasolina e do etanol, uma vez que, em fevereiro, o GNV chegou a vale menos 38% que a gasolina e 16% o etanol.

Para Salomon, o setor de gás natural veicular deve dobrar o consumo do produto em todo o País. “Além de mais econômico, o custo por quilômetro rodado é 61% mais barato que a gasolina e 59% que o etanol. É um combustível ambientalmente mais amigável. É 20% menos poluente que gasolina e 15% menos que o etanol”, disse.

Segundo ele, o segmento residencial também contribuiu para o aumento do uso do gás natural. Após o período de sazonalidade de janeiro, ele voltou a subir, com alta de 12,5% em fevereiro, comparado a janeiro de 2015, e 10,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Registrando recuperação nos dois primeiros meses do ano, os segmentos comercial e industrial cresceram 6,5% e 2,4%, respectivamente. O despacho termelétrico, que vem puxando o aumento do consumo desde o ano passado, segue em alta. Na comparação com o mês anterior, o aumento atingiu 3,3% no consumo das térmicas. Comparado ao primeiro bimestre de 2015 com o do ano anterior, o aumento alcançou 26,8%.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade