publicidade
03 de fevereiro de 2012 • 07h49 • atualizado em 07 de Fevereiro de 2012 às 16h02

Conheça as 10 franquias que dão retorno mais rápido

José Fugice, diretor de projetos do Grupo Bittencourt, adverte que o tempo de retorno não deve ser o único parâmetro levado em conta pelo empreendedor na hora de escolher uma rede como parceira
Foto: Divulgação
 

Um dos fatores que orientam o investimento de quem pensa em abrir um novo negócio é a rapidez para obter o retorno do capital empenhado. Até hoje, não existiam indicadores prontos que revelassem quais são, que tamanho têm e como operam as franquias que oferecem a melhor relação entre custo e benefício, sob a ótica do retorno rápido do montante investido. Assim, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) elaborou especialmente para o

Terra

o ranking inédito com as 10 franquias que possuem retorno financeiro mais rápido.



O momento atual da economia brasileira mostra que essa equação depende do modelo e do porte do empreendimento. A lista da ABF revela que as 10 mais seguem um padrão: todas atuam com prestação de serviços. E 9 entre as 10 apenas operam com microfranquias. O retorno do capital empregado é medido em tempo estimado de meses para amortizar o investimento e geração de lucro real. Os dados utilizados para a confecção da lista de 10 de melhor retorno, cabe ressaltar, foram colhidos pela ABF junto às redes.



Segundo o diretor de projetos Grupo Bittencourt, José Carlos Fugice, existe, sim, uma tendência de as microfranquias garantirem um retorno financeiro mais rápido para o empreendedor. O executivo da consultoria especializada em franquias explica que o investimento feito nesse modelo de negócio é mais baixo e a estrutura também é mais enxuta. "Porém, não é apenas isso que garante a rapidez. O ponto escolhido para a operação e a qualidade da gestão também influenciam no resultado", afirma o consultor. "E, no caso de microfranquias, é comum o trabalho no modelo de home office, que minimiza o investimento em infraestrutura", diz ele.



Com relação ao formato de prestação de serviços, Fugice avalia que não é coincidência que esse ramo seja o de atuação de todas as micros que figuram na lista inédita de 10 mais da ABF. "Uma franquia desse segmento não precisa arcar com custos de maquinário e estoque", afirma Fugice.



Embora o retorno financeiro rápido pareça irresistível por si só, ele alerta que é necessário avaliar outros quesitos na hora de optar por uma determinada franquia. "Recomendo sempre ao empreendedor que analise se tem afinidade com o setor em que estuda atuar e se a rede franqueadora oferece o suporte que ele espera", diz o consultor. Para checar o suporte da rede, Fugice diz que é essencial conversar com outros franqueados da marca.



Primeira colocada da lista, Unepx Mil promete retorno em dois meses

O ranking é liderado pela empresa de rastreamento de veículos, frotas, objetos, pessoas e animais Unepx Mil. A partir do momento em que a marca adotou o modelo de franquias para expandir, escolheu o formato de microfranquias. "Hoje, 90% das 680 unidades da rede são operadas por apenas um empreendedor, que trabalha no esquema de home office", conta o presidente da Unepx Mil, João Francisco de Paulo.



Para ter uma unidade da marca é necessário investir R$ 13.800. "O retorno é rápido. Isso porque repassamos o aparelho de monitoramento a preço de custo ao franqueado. Além disso, ele consegue, sozinho, gerir o negócio", afirma o presidente. O rastreamento é feito totalmente online, por meio de computador, smartphone e tablet. As vendas também acontecem utilizando a internet, o telefone e, se necessário, visitas ao cliente.



Confira o ranking das 10 microfranquias de retorno mais rápido

1) Unepx Mil

Setor de atuação: Serviços automotivos


Prazo médio de retorno: 2 meses



2) Auto Spa Express

Setor de atuação: Serviços automotivos


Prazo médio de retorno em meses: 2,5 meses



3) Light Depil

Setor de atuação: Beleza, saúde e produtos naturais


Prazo médio de retorno: 4 meses



4) Disk Manicure

Setor de atuação: Beleza, saúde e produtos naturais


Prazo médio de retorno em meses: 4,5 meses



5) RH Franquia Online

Setor de atuação: Negócios, serviços e conveniência


Prazo médio de retorno: 4,5 meses



6) Tutores

Setor de atuação: Educação e treinamento


Prazo médio de retorno: 4,5 meses



7) Emagrecentro

Setor de atuação: Beleza, saúde e produtos naturais


Prazo médio de retorno: 5 meses



8) Mr. Kids

Setor de atuação: Entretenimento, brinquedos e lazer


Prazo médio de retorno: 5 meses



9) Biotrat

Setor de atuação: Dedetização


Prazo médio de retorno: 5,5 meses



10) Elephant House

Setor de atuação: Livrarias e papelarias


Prazo médio de retorno: 6,5 meses



Cross Content
Especial para o Terra
Terra