PUBLICIDADE

Confiança do consumidor cai para o menor nível da história

Segundo a FGV, indicador iniciou 2015 em queda de 6,7%, refletindo preocupação com o mercado de trabalho e inflação

26 jan 2015 - 09h01
(atualizado às 11h51)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Retomada da confiança na economia tem sido uma das principais bandeiras da nova equipe econômica</p>
Retomada da confiança na economia tem sido uma das principais bandeiras da nova equipe econômica
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) iniciou 2015 com queda de 6,7% em janeiro sobre o mês anterior, atingindo 89,8 pontos, menor nível da série iniciada em setembro de 2005.

Em dezembro, o indicador havia avançando 0,9% na comparação mensal, alcançando 96,2 pontos e interrompendo dois meses de queda.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta segunda-feira que o resultado decorre tanto da piora da situação atual quanto das expectativas.

"A queda do ICC em janeiro dá sequência à tendência observada ao longo do ano passado e parece refletir aumento da preocupação com o mercado de trabalho e com a inflação", disse em nota o economista da FGV/IBRE Tabi Thuler Santos.

O Índice da Situação Atual (ISA) recuou 8,6%, para 88,5 pontos em janeiro. O Índice de Expectativas caiu 6,2%, a 90,8 pontos. Ambos os índices, segundo a FGV, estão nas mínimas históricas.

A proporção de consumidores que veem a situação atual como boa caiu de 8,7% em dezembro para apenas 6% em janeiro. Já a parcela dos que preveem melhora diminuiu de 23,3% para 16,6%.

A retomada da confiança em geral, tanto de consumidores quanto de empresários, tem sido uma das principais bandeiras da nova equipe econômica, diante do persistente cenário de inflação alta e crescimento baixo vivido pelo Brasil.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade