PUBLICIDADE

Como o Facebook conseguiu triplicar seus lucros em um ano?

28 abr 2016 - 12h09
(atualizado às 12h56)
Compartilhar
Exibir comentários
O valor das ações do Facebook aumentou em 9%
O valor das ações do Facebook aumentou em 9%
Foto: Getty / BBC News Brasil

No cenário atual de cautela e apreensão entre as empresas de tecnologia, com a Apple registrando a primeira queda na sua receita em 13 anos e o Twitter decepcionando acionistas com seu desempenho aquém do esperado, o Facebook segue surpreendendo com resultados impressionantes.

Segundo o balanço oficial do primeiro trimestre de 2016, a rede social aumentou seus lucros em 195% na comparação como mesmo período de 2015.

Entre janeiro e março deste ano, a empresa lucrou US$ 1,51 bilhões; nos primeiros três meses do ano passado, foram US$ 512 milhões.

Mas como a companhia conseguiu esse notável resultado?

Uma das razões é que o Facebook está gerando mais receita com publicidade.

Além de atrair novos anunciantes com novos produtos como o vídeo ao vivo, o Facebook incrementou a comercialização de serviços já existentes.

As vendas totais do Facebook em publicidade no primeiro trimestre de 2016 alcançaram US$ 5,2 bilhões - no mesmo período do ano passado foram US$ 3,5 bilhões.

  •  

Mais de 80% da receita com publicidade em 2016 veio de anúncios em celulares. Em 2015, esse tipo de anúncio foi responsável por 73% da receita.

O número de usuários ativos por mês cresceu em cerca de 15%
O número de usuários ativos por mês cresceu em cerca de 15%
Foto: Getty / BBC News Brasil

"Lembram quando os investidores estavam preocupados com a transição para os celulares? Bom, o Facebook registrou vendas de US$ 5,2 bilhões em publicidade no primeiro trimestre de 2016, das quais 82% foram relativos a usuários de celulares. Que 'calcanhar de Aquiles'...", afirmou, em tom irônico, Dave Lee, correspondente de Tecnologia da BBC.

O total de usuários ativos - que acessam o Facebook pelo menos uma vez por mês - aumentou 15% em comparação com o ano anterior, chegando a 1,65 bilhão e superando as expectativas dos analistas.

Cada usuário rendeu, em média, US$ 3,32 em 2016 - contra US$ 2,50 em 2015.

Diante destes números, o valor das ações do Facebook subiu 9%.

Sem informações

O Facebook não revela o quanto lucrou com o Instagram
O Facebook não revela o quanto lucrou com o Instagram
Foto: Getty / BBC News Brasil

Os analistas do setor de tecnologia esperavam que o relatório também trouxesse informações sobre as vendas do Oculus Rift, um dispositivo de realidade virtual lançado no fim do trimestre.

"Infelizmente o Facebook decidiu não compartilhar os números específicos sobre isto", disse Dave Lee.

Em uma conversa com investidores, o Facebook disse que tinha a intenção de continuar comprando outros negócios sempre e quando eles forem "onipresentes".

O Facebook investiu em companhias como o Instagram, que comprou por US$ 1 bilhão em 2012.

Mas é difícil para os investidores julgar o sucesso destas negociações, já que o Facebook não deu os detalhes dos lucros das empresas que comprou.

Novas ações?

O Facebook também fez a proposta de criar um novo tipo de ações que permitirá que o fundador empresa, Mark Zuckerberg, venda as suas sem perder o controle da companhia.

Mark Zuckerberg e Priscilla Chan anunciaram que vão doar 99% de sua fortuna
Mark Zuckerberg e Priscilla Chan anunciaram que vão doar 99% de sua fortuna
Foto: Divulgação/BBC Brasil / BBC News Brasil

A empresa disse que esta medida "incentivará Zuckerberg a manter um papel ativo na liderança do Facebook".

Este anúncio da companhia foi feito quatro meses depois de Zuckerberg e sua esposa, Priscilla Chan, terem dito que doariam 99% de suas ações do Facebook.

Em uma carta dirigida a Max, a filha dos dois que nasceu em dezembro, o casal afirmou que doaria quase toda sua fortuna para a fundação Chan Zuckerberg Initiative para "desenvolver o potencial humano e promover a igualdade entre todos as crianças da próxima geração".

  •  

Zuckerberg e Chan planejam fazer as doações à fundação durante toda a vida.

Mas, segundo a estrutura atual das ações do Facebook, Zuckerberg não poderia fazer isso sem ceder o controle da companhia que construiu. Por isso veio a proposta de um novo tipo de ações.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade