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Como aplicar SEO on-page para melhorar audiência de seu site

26 nov 2015 - 17h09
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Você já conhece a importância do SEO (Search Engine Optimization) para impulsionar os acessos do seu site e atrair mais clientes para a empresa. Agora chegou a hora de entender o papel do SEO on-page nessa tarefa.

Neste artigo, vamos explicar algumas das principais estratégias de otimização on-page, para que você consiga melhorar o conteúdo do seu site, de modo que ele apareça entre os primeiros resultados fornecidos pelos buscadores.

O que é SEO on-page?

Não custa lembrar: SEO consiste em um conjunto de técnicas utilizadas por profissionais de marketing digital e desenvolvedores de sites para melhorar a indexação das páginas pelos motores de busca (Google, Bing, etc.), a fim de chegar mais perto do topo do ranking de resultados.

O título das páginas é um dos elementos mais importantes para a construção de um bom SEO on-page. Foto: iStock, Getty Images
O título das páginas é um dos elementos mais importantes para a construção de um bom SEO on-page. Foto: iStock, Getty Images
Foto: Destino Negócio

O título das páginas é um dos elementos mais importantes para a construção de um bom SEO on-page. Foto: iStock, Getty Images

Essa prática se justifica porque os algoritmos do Google e de outros serviços recorrem a diversos critérios na hora de escrutinar a web e analisar as páginas em busca dos resultados mais relevantes para o termo pesquisado.

Assim, o SEO on-page pode ser explicado como uma vertente do SEO que diz respeito a fatores que podem ser controlados por você e pelo código HTML da página.

Como aplicar o SEO on-page

Selecionamos, a seguir, alguns dos principais critérios de SEO on-page que merecem sua atenção:

1. Título das páginas

Trata-se de um dos fatores mais importantes para medir a relevância das páginas. Você deve construir títulos diferentes para cada artigo, que contenham a palavra-chave relacionada ao post e sejam menores do que 70 caracteres. Quanto menor o título, mais importância o Google dará para cada palavra.

2. Subtítulos

Ao escrever um artigo, você pode determinar subtítulos, também conhecidos como headings. Eles indicam a prioridade e a hierarquia de algumas partes do texto sobre as outras, variando entre H1 e H6.

Nesse caso, H1 é o conteúdo mais importante (geralmente o título) e os restantes são utilizados de forma a organizar o texto para melhorar a experiência do usuário. Se possível, insira as palavras-chave nos headings da página, pois assim os buscadores irão identificar que o artigo é relevante para o termo pesquisado.

3. Meta description

O meta description é o fragmento de texto que aparece juntamente com os links na página de resultados dos buscadores. Esse texto não pode superar 160 caracteres deve explicar o que a página aborda, a fim de convencer o usuário a clicar no link. Priorize conteúdos informativos, curiosos e atrativos, e insira um call to action para seduzir o leitor a clicar.

4. Endereço das páginas (URL)

Idealmente, a URL das páginas devem ser descritivas e precisam conter a palavra-chave relacionada ao artigo. Assim, “http://site.com/?p=12447” é uma URL fraca e que não ajuda a indexação, enquanto “http://site.com/nome-do-post” é uma URL forte, que será identificada como mais relevante pelo Google.

5. Imagens

Ao inserir imagens ao longo do texto, você precisa ficar atento a três critérios: nome de arquivo, que deve ser tão descritivo quanto possível, o texto alternativo, que vai aparecer caso a imagem não seja exibida e também precisa ter relação com o que a imagem retrata, e o contexto (posição) em que a imagem será colocada, que deve fazer sentido para a construção de sentido do texto.

A qualidade como mantra

Por fim, é preciso lembrar que de nada adianta seguir todas as dicas de SEO on-page apresentadas aqui se você não conseguir construir um conteúdo que seja efetivamente relevante para os usuários.

O algoritmo de buscas do Google passa por um processo contínuo atualização e aprimoramento, para que possa indicar as páginas mais pertinentes para cada pesquisa realizada. Foi essa capacidade de rastreamento que construiu a fama do buscador e é ela a responsável pelo fato de o Google ser líder absoluto de mercado.

Portanto, mais do que otimizar o meta description do seu site, fique atento à qualidade do conteúdo apresentado. Antes de publicar um artigo, faça uma revisão da palavra-chave abordada e pergunte a si mesmo: “o post resolve o problema de quem pesquisar por essa palavra-chave?”.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus seguidores nas redes sociais.

Destino Negócio
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