PUBLICIDADE

Cinco grupos entregam proposta pelo Galeão; 3 devem disputar Confins

Nesta segunda-feira, foram entregues na sede da BM&FBovespa as propostas para os leilões dos aeroportos

18 nov 2013 - 20h38
(atualizado às 20h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Cinco grupos devem disputar na próxima sexta-feira a concessão do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, sendo que pelo menos três deles também disputarão o aeroporto de Confins, em Minas Gerais, disse à Reuters uma fonte do governo que acompanha de perto o processo de concessão.

Nesta segunda-feira, foram entregues na sede da BM&FBovespa as propostas para os leilões dos aeroportos. Apenas a concessionária Invepar e a Odebrecht, que atua nas áreas de construção e infraestrutura, confirmaram a entrega de propostas, em consórcios diferentes. A Odebrecht informou, por meio de um representante presente na entrega, que formou consórcio com a Changi Airport, de Cingapura, e que tem ofertas para os dois aeroportos.

Já o presidente da Invepar, Gustavo Rocha, presente na entrega da proposta de seu grupo, afirmou apenas que a oferta foi entregue, e não quis dar mais detalhes sobre a composição de seu consórcio. Uma fonte, porém, informou que a Invepar integra o consórcio formado por Ecorodovias e pela alemã Fraport, com uma participação minoritária de 14,99%. Ecorodovias e Fraport possuem 42,505% cada. A Invepar já detém a concessão do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, leiloado no início de 2012, e só pode participar de nova concessão se tiver uma participação máxima 15% no consórcio, segundo as regras definidas pelo governo.

Segundo uma fonte do governo, o leilão teria ainda mais três consórcios, entre eles um formado pela concessionária de rodovias brasileira CCR e os operadores dos aeroportos de Munique e Zurique. Procurada pela Reuters, a CCR confirmou que se inscreveu, mas não informou com quais sócios e nem para qual aeroporto.

A espanhola Ferrovial, operadora do aeroporto Heathrow, em Londres, teria entrado no leilão junto com a brasileira Queiroz Galvão, segundo a fonte. A operadora francesa ADP e a holandesa Schiphol estariam associadas à brasileira Carioca Engenharia. Na quinta-feira a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve divulgar os nomes dos consórcios classificados para o leilão. De acordo com o edital, o aeroporto de Galeão exigirá um lance mínimo de 4,828 bilhões de reais e Confins, de R$ 1,096 bilhão. O valor final do lance será pago em parcelas anuais ao longo do prazo de concessão, que é de 25 anos para o Galeão e de 30 anos para Confins.

Os investimentos estimados no aeroporto fluminense são de R$ 5,7 bilhões e no mineiro, de R$ 3,5 bilhões. Segundo a Anac, Galeão e Confins respondem juntos por 14% da movimentação de passageiros e 10% de carga no país. Entre os investimentos exigidos pelo governo estão a construção de 26 novas pontes de embarque e a ampliação do pátio de aeronaves do Galeão até 2016. Em Confins, o vencedor terá, entre outras coisas, que construir um novo terminal com no mínimo 14 pontes de embarque também até 2016. Os vencedores terão que se associar à estatal Infraero, que terá 49% de participação nas futuras concessionárias.

Essa é o segundo movimento desse tipo no setor aéreo, após a licitação dos terminais de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), em fevereiro de 2012, nos quais a Infraero também entrou, posteriormente, como sócia e quando o governo arrecadou R$ 24,5 bilhões com as concessões. O primeiro leilão de concessão de aeroportos, o de São Gonçalo do Amarante (RN), realizado em 2011, teve um modelo diferente, gerando uma concessão 100 por cento privada, ou seja, sem a participação da Infraero.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade