PUBLICIDADE

Chávez recebe comissão brasileira para "acelerar" adesão ao Mercosul

26 jul 2012 - 00h45
Compartilhar

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, recebeu nesta quarta-feira uma comissão do governo brasileiro para "acelerar" o processo de adesão do país caribenho ao Mercosul.

Delegação do Brasil foi liderada pelo ministro interino Alessandro Teixeira
Delegação do Brasil foi liderada pelo ministro interino Alessandro Teixeira
Foto: EFE

"Decidimos acelerar os prazos e agradeço esta visita muito oportuna, dado que o Brasil exerce a presidência temporária do Mercosul", disse Chávez ao lado de uma delegação brasileira presidida pelo ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira.

Chávez comentou que há poucos dias recebeu uma ligação da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que propôs a visita de uma comissão para "ganhar tempo" e ir desenvolvendo os temas que abrirão caminho para o ingresso formal da Venezuela, o que acontecerá em 31 de julho.

"Já foram acordadas as primeiras reuniões, tanto em Brasília como em Montevidéu, em agosto para ir adiantando estes temas, que têm a ver com a nomenclatura comum, uma vez que a Venezuela ainda tem a nomenclatura da Comunidade Andina de Nações. Agora temos que nos acoplar à nomenclatura do Mercosul", explicou o presidente.

Chávez assegurou que "já foram identificados cerca de 230 códigos" de produtos que a Venezuela pode começar a exportar ao Brasil no marco do Mercosul e reiterou que já foi criado um "fundo estratégico" a fim de apoiar empresas privadas e estatais venezuelanas que tenham perfil exportador.

Teixeira, por sua vez, comentou que a visita da delegação brasileira tem como objetivo iniciar o processo de entrada "mais formalmente" da Venezuela no Mercosul com "gestões importantes" de adaptação econômica do comércio exterior.

Chávez confirmou que viajará ao Brasil no próximo dia 31 para o ato de incorporação de seu país como membro pleno do bloco, que é integrado por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. Este último país, no entanto, está suspenso devido à destituição do presidente Fernando Lugo.

Fonte: EFE
Compartilhar
TAGS
Publicidade