PUBLICIDADE

Cerveja passa Petrobras e é a marca mais valiosa da América Latina

24 set 2013 - 16h00
(atualizado em 4/12/2013 às 18h40)
Compartilhar
Exibir comentários

A cerveja mexicana Corona ultrapassou a Petrobras e se tornou a marca mais valiosa da América Latina, segundo ranking divulgado nesta terça-feira pela BrandAnalytics. A cervejaria aumentou o valor da marca em 29% no último ano, passando a US$ 6,6 bilhões (cerca de R$ 14,52 bilhões).

Corona é a marca mais valiosa da América Latina
Corona é a marca mais valiosa da América Latina
Foto: Divulgação

Já a Petrobras, que caiu da primeira para a quarta colocação, viu o valor da marca desvalorizar 45% no período, passando de US$ 10,6 bilhões em 2012 para US$ 5,8 bilhões. De acordo com a BrandAnalytics, a desvalorização da Petrobras está ligada a queda das ações da estatal no mercado de capitais.

A marca brasileira melhor colocada no ranking foi a Skol, que apresentou valorização de 39% no último ano e passou da quinta para a terceira colocação, com valor de mercado avaliado em US$ 6,52 bilhões.

O estudo analisou marcas da Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, Peru e México. Juntos, estes países representam cerca de US$ 4,75 trilhões em Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas), o equivalente a quarta maior economia do mundo, ficando atrás do Japão.

O valor total das 50 marcas mais bem colocadas é de US$ 135,3 bilhões, abaixo dos US$ 135,7 bilhões registrados no ano passado, segundo a pesquisa.

Confira as 10 marcas mais valiosas da América Latina, segundo a BrandAnalytics:

Marca Categoria País Valor da marca em 2013
Corona Cerveja México US$ 6,62 bilhões
Telcel Telecomunicações México US$ 6,57 bilhões
Skol Cerveja Brasil US$ 6,52 bilhões
Petrobras Energia Brasil US$ 5,76 bilhões
Falabella Varejo Chile US$ 5,61 bilhões
Bradesco Bancos Brasil US$ 5,49 bilhões
Ecopetrol Energia Colômbia US$ 5,13 bilhões
Claro Telecomunicações América Latina US$ 4,45 bilhões
Itau-Unibanco Bancos Brasil US$ 4,00 bilhões
Aguila Cerveja Colômbia US$ 3,90 bilhões
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade