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Volvo XC90 é tão tecnológico que até dirige sozinho

Segunda geração do SUV demorou 12 anos para ser lançada, mas veio bem recheada de novidades

20 jan 2016 - 09h00
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O mundo era bem diferente em 2002: o Brasil conquistou o seu quinto título mundial de futebol, o euro entrou em circulação e a Volvo lançou o XC90. O jipão sueco foi bem recebido no mercado, mas veio a crise e a Ford (então controladora da empresa) acabou vendendo-a em 2009 para a Geely, da China. A troca de comando atrapalhou o desenvolvimento de novos produtos da Volvo. Assim, só depois de 12 anos a marca finalmente conseguiu lançar a segunda geração de seu SUV.

Volvo XC90, reformulado 12 anos depois
Volvo XC90, reformulado 12 anos depois
Foto: Divulgação

O novo XC90 chegou ao país na versão T6, de R$ 319.000, com motor 2.0 de 320 cv, câmbio de oito marchas e sete lugares. O painel agora exibe um enorme monitor com apenas um botão físico em sua base. Como no iPad, a tela é capacitiva e extremamente intuitiva, repetindo os comandos básicos usados em smartphones. O controlador de velocidade adaptativo, o sistema de frenagem autônoma e o alerta de mudança de faixa foram reprogramados para permitir ao carro algo ainda incomum: rodar sozinho.

Vai de boa - Em vias com sinalização horizontal em bom estado, o XC90 permanece na faixa e acompanha o tráfego. Câmeras na parte interna do parabrisa leem as placas de velocidade e mantêm o carro na máxima permitida. Até no quesito dirigibilidade, algo nem sempre prioritário para o interessado em um enorme SUV, o XC90 surpreende. Ao volante, ele nem parece ter 2.125 kg e 4,95 m de comprimento. E no modo de condução Dynamic, o Volvo entrega um desempenho de sedã médio, obtendo aceleração de 0 a 100 km/h em ótimos 7s1. E o melhor: tudo isso por um valor inferior ao de concorrentes de marcas alemãs premium, por exemplo.

Novo XC90 foi criado sob supervisão dos chineses da Geely
Novo XC90 foi criado sob supervisão dos chineses da Geely
Foto: Divulgação

Espaçoso, bem acabado e com mais recursos tecnológicos que um Mercedes S, o XC90 poderia ser facilmente encontrado em garagens nos bairros do Morumbi (em São Paulo) e da Barra da Tijuca (no Rio de Janeiro). Só que, nesses locais, há somente duas concessionárias Volvo — no Brasil inteiro, são 27 revendas. Esse será um problema que a Volvo terá de resolver com a ampliação de sua rede no território nacional, ou com a nomeação de oficinas autorizadas. De qualquer forma, parece ser um obstáculo fácil de superar para quem consegue reunir tantos atributos em um automóvel. Só não é recomendável levar tanto tempo.

Fonte: Motorpress
Fonte: Terra
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