6 eventos ao vivo

Volkswagen Saveiro completa 30 anos; veja versões históricas

24 ago 2012
08h55

Karina Craveiro
Direto de São Paulo

Quando o nicho de picapes compactas no Brasil começava a dar os primeiros passos, há 30 anos, a Volkswagen resolveu entrar na disputa do mercado. Para fazer frente à Ford Pampa e ao Fiat Fiorino picape, derivado do clássico Fiat 147 picape, a marca alemã desenvolveu a Saveiro, variante do hatch Gol, lançada em setembro de 1982.

Desde a sua estreia até o mês de julho de 2012, a fabricante contabiliza 750 mil unidades emplacadas. "O projeto nasceu a partir de uma pesquisa de mercado, que apontava uma demanda. O lançamento da Saveiro foi uma resposta, queríamos competir nesse segmento. Tanto deu certo que o modelo é o quarto carro mais vendido da marca no País", diz Marcelo Olival, gerente executivo de marketing de comerciais leves da Volks.

A picape compacta era basicamente voltada ao trabalho e chegou às concessionárias da marca nas versões S e LS, com motor 1.6 l refrigerado a ar, o mesmo que equipava o Gol à época. Uma unidade de força refrigerada a água, assim como a de seus concorrentes, só foi adotada em setembro de 1984, quando o modelo passou a vir também com central elétrica.

O motor mais potente, o renomado AP 1.8 l, só equipou a Saveiro em 1989. Ao longo dos anos, a Volks começou a propor a utilização de seu comercial leve para atividades de final de semana. A versão Sunset, em 1993, foi a primeira a mudar a visão única de "carro de trabalho" que o modelo tinha até então. Trazia o motor AP 1.8 com opção a álcool ou gasolina. Depois dela veio a Summer 1.8, em 1995, com rodas de liga-leve herdadas do Gol GTI, toca-fitas e capota marítima.

A primeira grande mudança de visual foi acontecer somente em 1997. Com nova geração, a Saveiro teve um aumento da carga útil da caçamba, de 580 kg para 700 kg, e continuou com as duas opções de motores, 1.6 l e 1.8 l.

A terceira geração apareceu em 2000, quando o visual da picape compacta foi novamente modificado. As mudanças recentes mais significativas da Saveiro, que teve visual novamente alinhado ao Gol em 2009, foram a introdução da versão Trooper e da configuração de cabine estendida, também em 2009, e da versão "pseudo-aventureira" Cross, em 2010. "Assim como na época da estreia, em 1982, vimos que cabines estendidas eram uma necessidade do mercado. Hoje, cerca de 60% das vendas são com essa configuração, e entendemos que a cabine simples é um carro usado para o trabalho. As versões "requintadas" da Saveiro agradam pelo apelo visual", explica Olival.

Atualmente, os principais concorrentes da Saveiro são Fiat Strada, líder de mercado desde 2001, e Chevrolet Montana. O modelo da Volkswagen é oferecido a partir de R$ 32.966, com motor 1.6 l de 101/104 cavalos de potência e cabine simples. A versão topo de linha é a Cross, que parte de R$ 47.232, com cabine estendida e mesmo motor 1.6 l. Com o recente facelift do Gol e Voyage, a atualização da picape compacta é esperada, como sempre ocorreu ao longo dos 30 anos, apesar de a marca não comentar sobre projetos futuros.

Volkswagen Saveiro foi resposta da marca às rivais Ford e Fiat, com Pampa e Fiorino pick-up
Volkswagen Saveiro foi resposta da marca às rivais Ford e Fiat, com Pampa e Fiorino pick-up
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
publicidade