Volkswagen considera montar centro de planejamento no Brasil
A Volkswagen está considerando montar um centro de planejamento no Brasil para impulsionar as vendas de seus modelos no País, o quarto maior mercado de veículos do mundo, disseram fontes à Reuters. O maior grupo automotivo da Europa está investindo 3,6 bilhões de euros (US$ 4,85 bilhões) em novos modelos, fábricas e tecnologia no Brasil até 2018.
A queda nas vendas do mercado brasileiro de veículos, que já foi um dos mais dinâmicos entre as economias emergentes, e uma linha de modelos defasada impactaram as vendas do grupo alemão no país. No primeiro semestre, as vendas da Volkswagen no Brasil caíram 18%, para 271,7 mil unidades, após uma queda de 13% em 2013.
A companhia está planejando um centro de desenvolvimento e planejamento para assegurar que seus modelos atendam de maneira mais eficiente as necessidades dos consumidores brasileiros, afirmaram duas fontes próximas do assunto nesta quinta-feira. Um porta-voz da Volkswagen negou a existência dos planos.
O grupo afirmou na semana passada que vai criar um centro similar na fábrica norte-americana de Chattanooga, no Estado do Tennessee, para ajudar a reverter a queda das vendas. A montadora planeja contratar cerca de 200 engenheiros para monitorar o segundo maior mercado de veículos do mundo mais atentamente e acelerar a reformulação dos veículos. As vendas da marca Volkswagen nos Estados Unidos estão encolhendo desde o pico entre 2011 e 2012, ameaçando metas de longo prazo do grupo.