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Dirigimos o tecnológico Toyota Prius de 4ª geração

Carro, que é o híbrido mais vendido do mundo, pode ser feito no Brasil este ano

18 jan 2016 - 12h00
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A quarta geração do híbrido Toyota Prius é vendida no Japão desde o ano passado. Em 2016, devem ser importadas cerca de 400 unidades ao Brasil. Apenas para lembrar: a fabricante iniciou a importação do modelo ao mercado brasileiro em 2013, com 325 carros. Em 2014, foram apenas 72 modelos, e até meados do segundo semestre de 2015 não chegava a 150 carros. 

Especula-se que o novo Prius possa ser produzido no Brasil, ao que tudo indica, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Com produção local, o preço do carro, que está hoje em R$ 116.000, ficaria bem mais acessível. Ele já se beneficia de vários incentivos, como a redução do imposto de importação de 35% em quase 30 pontos percentuais, além de isenção de 50% do IPVA na cidade de São Paulo. Caso seja mesmo feito aqui, a sua bateria continuará sendo importada, pois a Toyota só a produz em uma única fábrica, no Japão.

Visual do novo Prius é bem mais ousado
Visual do novo Prius é bem mais ousado
Foto: Divulgação

Testamos o carro no Fujispeedway, autódromo da Toyota no Japão que recebeu as corridas de Fórmula 1 até 1997 e em 2007/08, até perder o posto para Suzuka. Além do traçado perfeito, o Fujispeedway tem um cenário lindo, aos pés do famoso Monte Fuji, o mais alto do país (3.776 metros de altitude). Começamos com a 3ª geração. Rodar com esta e a nova demonstra o quanto a 4ª geração evoluiu. A começar pelo design, bem mais moderno e que permitiu um ganho aerodinâmico.

As medidas mudaram: ele ficou 60 mm mais comprido e 15 mm mais largo, mas teve uma redução de 20 mm na altura total e de 15 mm na altura do capô. O motorista também dirige em posição mais baixa (59 mm), os componentes do motor e bateria reduziram em 10 mm em tamanho e o compartimento de bagagem ganhou mais espaço (56 litros), pois ele também foi rebaixado. O desenho das lanternas traseiras ficou um tanto exagerado para o gosto do nosso mercado. O interior ficou bastante clean e bem mais funcional.

Traseira deu ao híbrido formato de sedã
Traseira deu ao híbrido formato de sedã
Foto: Divulgação

O novo sistema híbrido é um dos pontos altos, conseguindo ainda maior eficiência energética. Segundo a Toyota, o Prius agora pode chegar a até 40 km/l. Isso porque a eficiência térmica do conjunto aumentou em 40%. O seu motor teve muitos componentes com redução de tamanho e de peso. Houve significativa evolução da bateria, cujo tamanho foi reduzido em 10%, e a performance, melhorada em 28%. Ela também mudou de posição, indo para debaixo do porta-malas: antes ficava embaixo do banco traseiro (aumentou o espaço para os ocupantes).

Dirigir o Prius no circuito foi uma experiência única. Ele realmente transmite bastante segurança e estabilidade, além de acelerar como um carro normal. Naturalmente que, quanto mais se pisa fundo no acelerador, menos ele contribui com o meio ambiente, pois existe uma faixa em que a sua função de híbrido ganha máxima eficiência. O Prius tem ainda vários sistemas eletrônicos, como o que reconhece o pedestre e freia sozinho, evitando atropelamentos, ou o controle de radares, que deixa o veículo sempre na velodade correta e, ainda, aquele que avisa que o carro está mudando de faixa.

O futuro já chegou. Principalmente no Japão.

Fonte: Motorpress
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