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Teste de segurança dá nota zero a Clio e Agile

Segundo o teste, as forças exercidas sobre a cabeça dos bonecos utilizados nos testes foram "inaceitavelmente altas"

24 jul 2013 - 14h55
(atualizado às 17h00)
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Imagem do teste de impacto do Renault Clio
Imagem do teste de impacto do Renault Clio
Foto: Divulgação

Um teste de segurança promovido pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina (Latin NCAP) divulgado nesta quarta-feira afirmou que dois modelos vendidos no Brasil, Chevrolet Agile e Renault Clio, tiveram nota zero, numa escala de zero a cinco, no quesito segurança para adultos.

Sobre o Clio, a avaliação afirmou que "a estrutura do habitáculo do Renault Clio Mio (nome do produto testado, mas que é o mesmo Novo Clio vendido no Brasil) foi qualificada de instável nos testes de batida. As forças sofridas pelas cabeças dos dummies (bonecos que representam os ocupantes do veículo) foram inaceitavelmente altas. Esses resultados fazem que o Renault Clio Mio obtenha zero estrela e zero ponto a respeito da segurança do adulto. A proteção do passageiro infantil também apresentou problemas. Uma baixa compatibilidade para a cadeirinha infantil e um fraco desempenho nos testes dinâmicos lhe concederam uma qualificação de apenas duas estrelas".

A Renault respondeu dizendo que "o Novo Clio foi testado sem air bag. Esta configuração corresponde à regulamentação em vigor nos mercados onde é vendido, já que as regulamentações sul-americanas ainda não exigem o air bag. A partir de janeiro de 2014, todos os Novo Clio serão comercializados com air bag para o condutor e passageiro".

<p>Chevrolet Agile durante o teste</p>
Chevrolet Agile durante o teste
Foto: Divulgação

Já sobre o Agile, os responsáveis pelo teste concluíram que "os dummies passageiros 

registraram esforços elevados no teste de impacto; resultado da instável estrutura do habitáculo do carro, expondo-se a área dos pés do motorista a maiores riscos. As forças sobre a cabeça do 

motorista foram inaceitavelmente altas. A proteção do passageiro criança obteve apenas duas 

estrelas".

A Chevrolet não se pronunciou sobre o teste. Em nome da empresa americana, a Anfavea (associação das fabricantes de veículos no Brasil) também afirmou que alguns modelos testados não tinham airbag, que está disponível no Brasil e a partir do ano que vem será item obrigatório no País e que os testes estabelecem critérios diferentes dos estabelecidos pela legislação brasileira.

Fonte: Terra
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