PUBLICIDADE

Scania mostra ônibus movido a combustível de fezes de aves

Entre os benefícios do biometano estão a redução de até 21 vezes da emissão de gases poluentes

30 jan 2015 - 14h55
(atualizado às 16h21)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Biometano é produzido a partir de dejetos agrícolas</p>
Biometano é produzido a partir de dejetos agrícolas
Foto:

As empresas Scania, Brasken, Sulgás e o Consórcio Verde Brasil fizeram uma demonstração na quinta-feira, na cidade de Triunfo (RS), do primeiro ônibus do Brasil movido a biometano, combustível produzido via dejetos agrícolas. O Rio Grande do Sul é o segundo Estado a receber uma demonstração do ônibus – a primeira vez foi no Paraná.

De acordo com a empresa, o ônibus possui motor Euro 6 e o biometano utilizado é produzido a partir de aves poedeiras. Com 15 metros de comprimento, o veículo tem capacidade para transportar até 120 passageiros.

A Scania afirma que a utilização do biometano é “uma tendência promissora”. “O projeto pretende ajudar a sociedade a resolver dois problemas: a emissão de gases nocivos e uma destinação sustentável para o dejeto de aves (visto que o Brasil é um dos maiores produtores de galinhas do mundo)”, diz a empresa, em nota. Entre os benefícios do metano, estão a redução de até 21 vezes da emissão de gases poluentes no meio ambiente e a destinação correta dos dejetos e resíduos sólidos

Produção

A usina produtora do biometano recebe os dejetos das galinhas da Naturovos – maior produtora de ovos do Sul, que produz 3.500 toneladas de dejetos de aves por mês. Com a quantidade de dejetos recebidos, os geradores da usina conseguem produzir 40 toneladas por dia de biometano.

Além do ônibus, o biometano está sendo utilizado para abastecer 40 automóveis dos envolvidos no consórcio desde o ano passado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade