PUBLICIDADE

Ferrari 'para' salão de Genebra com estreia da F12berlineta

6 mar 2012 - 13h59
Compartilhar

Peter Fussy
Direto de Genebra

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, apresentou com orgulho nesta terça-feira o mais novo esportivo da marca: a F12berlinetta. Mesmo concorrendo com as maiores montadoras do mundo, a estreia marcou o primeiro dia (apenas para imprensa) do salão do automóvel de Genebra, com jornalistas se acumulando em frente ao estande da marca enquanto outras estreias também ocorriam no enorme centro de exposições da cidade suíça. Não era para menos.

Com um novo motor V12 de 740 cavalos, a F12berlinetta é o veículo mais veloz da marca, com velocidade máxima de 340 km/h. A performance foi melhorada a partir da redução de 70 kg em relação ao modelo V12 que o sucedeu, a F599 Fiorano. O veículo também ficou mais curto, baixo e estreito, o que permite alcançar 100 km/h em 3s1 e o dobro dessa velocidade em apenas 8s5.

O design não é muito inovador com relação ao modelo anterior, mas o consumo de combustível foi reduzido em 30% - ponto ressaltado por Montezemolo durante a introdução do modelo, mostrado em duas cores novas: Rosso Berlinetta e Aluminium. Além da F12berlinetta, a marca também apresentou uma versão da Ferrari California 30kg mais leve e com 30 cavalos a mais de potência (490 no total). Com a modificação, o esportivo chega de zero a 100 km/h em 3s8.

Os lançamentos ocorrem depois de um ano recorde para a montadora. Em 2011, foram vendidas 7.195 unidades no mundo inteiro - um acréscimo de 9,5% em relação ao ano anterior. Com isso, a receita subiu 17%, para 2,2 bilhões de euros, deixando lucro líquido de 209 milhões para o time de Maranello. Os Estados Unidos seguem como maior mercado de Ferraris, com 1.958 veículos vendidos em 2010, enquanto a China aparece em segundo, com 777 carros.

A F12berlinetta é o veículo mais veloz da marca, com velocidade máxima de 340 km/h
A F12berlinetta é o veículo mais veloz da marca, com velocidade máxima de 340 km/h
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade