publicidade
05 de setembro de 2013 • 07h40 • atualizado às 12h43

Salão de Frankfurt terá Monza, Civic perua e novo Duster

O salão do automóvel de Frankfurt este ano começa no dia 10 de setembro

 

O salão do automóvel de Frankfurt, que este ano começa no dia 10 de setembro, é, ao lado de Paris, o maior evento da indústria automotiva na Europa. O evento - que ocorre apenas em anos ímpares - conta em 2013 com novidades que estarão nas ruas brasileiras em breve e conceitos que devem servir de base para lançamentos nos próximos anos, como o novo Monza.

A Volkswagen apresentará versões elétricas do Golf e do up!. Ambos devem aparecer por aqui em suas configurações "normais", por enquanto. O novo Golf será vendido em duas versões: Highline 1.4 l TSI BlueMotion Technology de 140 cavalos com opções de transmissão manual de seis velocidades ou automática de sete velocidades com função “tiptronic”; e a esportiva GTI equipada com o motor 2.0 l TSI de 220 cavalos e transmissão automática DSG de seis velocidades com função “tiptronic”. A marca alemã também fará a apresentação de uma versão mais potente, o Golf R

Em casa, a alemã BMW mostrará o i3, que será o primeiro carro com emissão zero a ser produzido de série pela montadora. Ele contará com motor elétrico de 170 cavalos que terá autonomia para rodar até 160 km sem recarregar e atingirá 300 km/h (com auxílio do motor a combustão). Novas versões da Série 5 também farão parte do show da BMW, com destaque para o utilitário esportivo X5, além da renovada Série 4 coupé.

Também representante da indústria alemã, a Mercedes-Benz fará a apresentação do GLA - utilitário esportivo que será derivado do Classe A (já vendido no Brasil) e que também chegará às ruas brasileiras. Completando o trio de fabricante alemãs, a Audi leva um conceito híbrido de 700 cv (Sport Quattro) e as versões atualizadas do A8.

Os franceses serão representados por Citroën, que divulgou uma pista sobre o conceito "Cactus"; Peugeot que promete apresentar um novo 308, além de retoques no 3008 e 5008 e a versão híbrida do compacto 208; e a Renault que mostrará o novo Duster, utilitário esportivo que também é vendido no Brasil e ganhou nova frente.

Pertencente ao mesmo grupo da Renault, a Nissan por meio de sua marca de esportivos Infiniti fará o lançamento mundial do conceito Q30. Segundo a marca japonesa, o carro é uma mistura de hatch, coupé e utilitário esportivo e terá como público-alvo compradores jovens de carros compactos.

A General Motors (GM) irá mostrar pela primeira vez a versão conversível do Camaro. Além da versão conversível, a montadora também irá mostrar o Camaro coupé. Segundo a GM, o Camaro conversível será equipado com motor 6.2 l V8, capaz de gerar 432 cavalos de potência. O carro vai de zero a 100 km/h em 5s4 na versão manual. Com o mesmo motor, a versão coupé vai da imobilidade a 100 km/h em 5s2.

Outra novidade da GM será o resgate do Monza - carro que foi fabricado entre 1978 e 1986 na Europa e que também foi vendido aos brasileiros. De acordo com a fabricante, o carro é apenas um estudo futurista que aponta para o que a Opel (marca que a GM opera na Europa) espera ter em alguns anos.

A Fiat apresentará novos motores para a o 500, uma nova versão topo de linha para o Freemont, além de uma edição comemorativa do Panda, vendido na Europa. Os também italianos da Lamborghini farão a estreia mundial do Gallardo LP 570-4 Squadra Corse, modelo equipado com motor V10 de 570 cavalos de potência e que atinge os 200 km/h em 10s4 e tem velocidade máxima de 320 km/h.

A Hyundai focará seus esforços na apresentação de um modelo comercializado somente no mercado europeu, o i10. O compacto compete na Europa com Mini e Smart. Outra coreana, a Kia, revelará o compacto Niro, um conceito que servirá de base para novos lançamentos da mrca neste segmento.

A britânica Jaguar deu uma pista do C-X17 que será mostrado no evento dia 9. Deve ser o primeiro utilitário esportivo da marca.

Terra