PUBLICIDADE

Rolls-Royce testa motor para carro que atingirá 1.600 km/h

Projeto prevê construção de carro que ultrapassará a velocidade do som

14 mai 2013 - 09h27
(atualizado às 09h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A fabricante britânica de motores Rolls-Royce divulgou imagens de testes de seu motor turbo EJ200, que fará parte de um projeto para a construção de um supercarro capaz de ultrapassar a velocidade do som.

O projeto Bloodhound prevê a construção de um carro que atinja a velocidade de 1.600 km/h. A velocidade do som no ar é de cerca de 1.225 km/h. A Rolls-Royce anunciou que dará assistência financeira e apoio técnico para o desenvolvimento do motor.

O EJ200 já é usado para equipar os caças Eurofighter Typhoon, usado pelas Forças Aéreas britânica, alemã, italiana e espanhola. O motor turbo será usado para acelerar o carro até cerca de 560 km/h, quando um foguete será ativado para fazer o carro atingir a velocidade supersônica.

A equipe responsável pelo projeto pretende fazer um teste na África do Sul no ano que vem, para tentar quebrar o atual recorde de velocidade para um carro, de 1.228 km/h, antes de atingir a meta final de velocidade.

O teste registrado em vídeo foi feito em um galpão de testes da Rolls-Royce em Bristol, no sudoeste da Grã-Bretanha. As imagens são cortesia da Bloodound SSC e de Stefan Marjoram.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade