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Três dicas para cuidar bem dos pneus do seu carro

É preciso ficar de olho na pressão, no nível de desgaste e também na qualidade de eventuais pequenos consertos

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Além da manutenção regular dos componentes principais do carro, como motor e ligações elétricas, é preciso fazer a checagem periódica dos pneus e tomar alguns cuidados básicos para que eles permaneçam em bom estado por mais tempo.

Cuidar bem dos pneus pode evitar imprevistos
Cuidar bem dos pneus pode evitar imprevistos
Foto: Divulgação

Algumas medidas práticas são capazes de evitar o desgaste e manter o desempenho e a qualidade do pneu mesmo com maior tempo de us, além de evitar imprevistos. De acordo com Júnior Scarpa, diretor do e-commerce KD Pneus, os cuidados são fundamentais para a estabilidade do veículo. "Adquirir pneus de qualidade e prevenir danos pode diminuir os custos com consertos, além de deixar o motorista mais tranquilo em relação à conservação do veículo".

Leia dicas do especialista:

Pressão - É importante que ela esteja sempre dentro dos níveis recomendados nas especificações técnicas do veículo, podendo variar conforme o peso transportado. "Essa informação está no manual do proprietário e normalmente num adesivo na porta do motorista ou no tanque de  combustível", diz Scarpa. Se estiverem com a pressão abaixo da indicada, os pneus exigem maior força de rodagem, sobrecarregando o motor do carro e consumindo mais combustível.

Exemplo de tabela de pressão dos pneus
Exemplo de tabela de pressão dos pneus
Foto: Divulgação

Desgaste - Também deve ser observado de perto. Quando a superfície do pneu está na mesma altura do TWI (um pequeno calombo no sulco que indica o momento da troca do pneu), a dirigibilidade é prejudicada, podendo haver derrapagens e aquaplanagem em caso de chuvas. Além disso, o uso de pneus nessas condições (o popular pneu "careca") é proibido por lei. 

Reparos - É preciso estar atento à forma como são reparados pequenos danos que não exigem a troca do pneu. Uma técnica muito empregada em borracharias utiliza um filete de borracha, inserido por uma agulha de perfuração, eliminando a necessidade de desmontar a roda (é conhecido como "macarrão"). Sua eficiência, porém, é apenas provisória: um conserto mais completo deve ser feito posteriormente.

Fonte: Motorpress
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