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Peugeot 2008 é SUV com toque esportivo; veja avaliação

Veículo briga no segmento mais disputado do mercado brasileiro

22 jul 2015 - 08h22
(atualizado às 10h51)
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Peugeot 2008 chega para brigar em um seguimento difícil
Peugeot 2008 chega para brigar em um seguimento difícil
Foto: Peugeot / Divulgação

O mercado de veículos no Brasil sofre com a queda nas vendas, mas um segmento parece ter despertado o gosto do consumidor brasileiro: o de SUVs. Com diversos lançamentos em 2015, o mercado de veículos que se adaptam a mais de um tipo de piso vem crescendo e a briga por participação das montadoras aumenta cada vez mais.

Um dos principais lançamentos do ano foi o Peugeot 2008, que fechou a lista de lançamentos - que conta com Honda HR-V e Jeep Renegade, além da reestilização do Duster. O carro parece enfrentar bem o desafio de ser diferente dos principais rivais, mais robustos e aparentemente mais “aventureiros”.

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Bom para a PSA (Peugeot-Citroën), que viu as vendas despencarem em 2014 e terá um bom aliado para se recuperar. “É um segmento (de SUVs) que está subindo, com ofertas novas. O cliente brasileiro vê os SUVs como uma experiência nova e interessante”, afirmou ao Terra o presidente da PSA na América Latina, Carlos Gomes.

Nos primeiros meses de venda, o carro se aproximou das metas estipuladas pela Peugeot – cerca de 1 mil unidades por mês. “Não temos a ambição dos nossos concorrentes, sabemos que vamos fazer menos lucro. (As vendas) já estão dentro do que esperávamos, o carro parece ser bem aceito, e os clientes estão satisfeitos. Acho que o 2008 vai fazer uma curva tranquila de vendas. Isso vai levar algum tempo, mas vai andar. Está dentro do esperado”, afirmou Carlos Gomes.

Peugeot 2008 será produzido na fábrica de Porto Real
Peugeot 2008 será produzido na fábrica de Porto Real
Foto: Peugeot / Divulgação

O Terra testou a versão Griffe 1.6 litro THP, equipada com o mesmo motor que faz sucesso no Citroën C4 Lounge, de 173 cavalos. Com câmbio manual de seis velocidades, essa versão do Peugeot 2008 custa, atualmente, R$ 79.950.

Ao volante, o carro é bastante confortável – uma das apostas da Peugeot para buscar uma boa colocação nesse segmento. Ao acelerar, o motorista tem rápida resposta e chega a perceber o veículo “colando” no asfalto. O ponto negativo é a trepidação inicial, principalmente na primeira marcha.

O motor potente, que chega a dar um toque esportivo na condução do veículo, faz com que o carro não tenha um consumo muito bom. Na estrada, abastecido com etanol, o veículo fez uma média de 10,9 km/l de combustível. Já na cidade o resultado é ainda pior, caindo para 6,9 km/l.

Modelo global, o 2008 brasileiro é produzido na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, e aposta no padrão de acabamento e nos equipamentos de série. A versão testada pelo Terra possui ar-condicionado digital duas zonas, porta-luvas refrigerado, acendimento automático dos faróis, piloto automático, luzes diurnas de LED, teto panorâmico de vidro e revestimento em couro nos bancos.

Outro ponto que diferencia o 2008 dos principais concorrentes: apesar de se apresentar como SUV, o carro tem visual e comportamento mais próximos de uma perua – com o apelo esportivo, já citado. Ao mesmo tempo, o carro conta com o sistema Grip Control, que o deixa com competência para encarar algumas situações mais radicais. O motorista escolhe entre guiar “na neve, na lama ou na areia” – além da opção de condução comum. Na prática, o sistema atua nos freios e na rotação do motor pra controlar e distribuir o torque nas rodas em situações de baixa aderência.

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Fonte: Terra
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