PUBLICIDADE

Onix e Palio levam apenas três estrelas em crash-tests

Carros não foram bem avaliados em testes de acidentes

20 ago 2014 - 16h13
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Fiat Palio três estrelas para proteção em adultos e duas para crianças
Fiat Palio três estrelas para proteção em adultos e duas para crianças
Foto: Latin NCAP / Divulgação

O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira os resultados de mais uma rodada de testes de colisões com carros vendidos no Brasil. Destaques de vendas no mercado nacional, Fiat Pálio e Chevrolet Onix decepcionaram na avaliação e conquistaram apenas três estrelas para proteção em adultos e duas para crianças – a avaliação vai de zero a cinco.

Veja testes de colisão realizados pelo Latin NCAP

De acordo com o Latin NCAP, uma versão sem airbags do Palio chegou a ser testada, obtendo zero estrela – desde maio deste ano a Fiat utiliza airbag em todas as versões do Palio. Na avaliação, o Latin NCAP afirmou que “incentiva a FIAT a que ela continue a avançar às cinco estrelas em segurança do passageiro adulto”.

Na avaliação do Onix, que obteve os mesmo resultados do Palio, a empresa afirmou que a estrutura do carro foi considerada estável, mas o piso do veículo se abriu na área dos pés ao lado do motorista com a colisão. “O fato de ele ter atingido apenas três estrelas é pouco impressionante. O Latin NCAP, portanto, espera que a Chevrolet atinja logo desempenho de cinco estrelas em vez de ficar com seus atuais e desapontadores resultados”, diz a avaliação.

Outro carro comercializado no Brasil que teve os resultados divulgados foi o Peugeot 208. O veículo da montadora francesa obteve quatro estrelas quanto à proteção de adultos e três estrelas para a proteção de ocupantes infantis. De acordo com a avaliação, o modelo teve desempenho correto, tendo sido qualificado como estável.

EUA: teste reprova Fiesta, Honda Fit e Fiat 500 em colisão:

“Contudo, os equipamentos de segurança da versão básica são em menor número do que a versão básica europeia do veículo. Dispositivos como ESC, airbags laterais, ISOFIX ou o interruptor de desativação do airbag do acompanhante não estão no modelo básico da América Latina”, ressalta a avaliação.

O Latin NCAP realiza testes de colisão em veículos para saber os riscos que uma pessoa corre em uma batida frontal Os carros são avaliados em acidentes a 64 km/h com bonecos equipados com sensores. O Ford Ecosport foi o primeiro carro vendido no Brasil a receber cinco estrelas, seguido pelo Volkswagen up!. 

Compare preços de carros 0 km no Brasil Compare preços de carros 0 km no Brasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade