Novo sedã chinês quer brigar com Voyage, Siena e Logan; veja
Lifan 530 chega ao Brasil em julho e confirma a evolução dos carros chineses
A Lifan programou para julho o lançamento de seu segundo veículo de passeio no mercado brasileiro, depois que os chineses assumiram a operação no País em 2012. A novidade é o sedã compacto 530, que tentará repetir o bom número de vendas do SUV X60, mas enfrentando Fiat Siena, Renault Logan, Volkswagen Voyage, Chevrolet Classic, Fiesta Sedan Rocam, Chery Celer e JAC J3.
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Assim como os demais chineses, a aposta para ganhar mercado é no pacote de equipamentos com preço competitivo - o valor será divulgado apenas no lançamento, mas deve ficar perto de R$ 38 mil. O básico terá ar-condicionado, rádio com CD, vidros e trava elétricas, sensor de estacionamento traseiro, airbag frontal duplo e freios ABS com EBD.
Além do modelo de entrada, haverá uma opção mais completa que se difere apenas pela central multimídia e câmera de ré, que ficará mais próxima de R$ 43 mil. As duas versões terão rodas de 15 polegadas e freios a disco nas quatro rodas, enquanto os rivais optam por tambor nas rodas traseiras.
Montado no Uruguai em CKD (a carroceria chega pronta), o 530 é um modelo mundial e mostra uma evolução tanto na mecânica, quanto no visual, deixando para trás a imagem de "cópia" que o compacto 320 tinha - inclusive alvo de processo do grupo BMW pela semelhança com o Mini. É um avanço considerável se lembrarmos que a marca produz veículos há menos de 10 anos.
A primeira leva do sedã compacto no Brasil contará com cerca de 1.300 unidades, que devem ser emplacadas até o final do ano se a expectativa de 300 unidades por mês for cumprida. Além do 530 e do X60, a marca também começa a distribuir neste mês o utilitário comercial Foison, mirando um buraco deixado pelo encerramento da produção da Kombi.
Teste
Ainda em fase final de homologação, o Terra teve a oportunidade de dirigir o 530 em Chongqing, cidade sede da Lifan. Mesmo em um circuito curto dentro da fábrica foi possível perceber a capacidade do motor 1.5 l, que rende em torno de 105 cavalos de potência e acelera o modelo a 175 km/h, segundo dados da fabricante. O propulsor VVT (tecnologia de comando variável de válvulas criada pela Toyota) aliado ao câmbio manual oferece desempenho satisfatório para o condutor médio, que não está atrás de emoção.
A transmissão ainda pode ser melhorada, com engates mais precisos e suaves, porém a marca foca os esforços por enquanto em desenvolver uma opção automática CVT, que também tivemos a chance de conhecer. Com o câmbio de variação contínua ainda em fase de protótipo, o 530 perde bastante capacidade de resposta a aceleração, mas é preciso levar em consideração que ajustes ainda serão feitos até a chegada da transmissão automática possivelmente em 2015.
A direção elétrica tem pouca folga, enquanto a suspensão também está mais adequada aos terrenos brasileiros. Embora tenha melhorado a parte mecânica e visual, o acabamento interno e o nível de conforto ainda estão levemente aquém dos competidores. Detalhes como parafusos à mostra deixam clara a falta de cuidado estético, mas os chineses já sabem disso, apenas colocaram outras prioridades na frente.
Segundo afirmou o presidente do grupo Lifan, Shang You, as primeiras metas da marca eram evoluir em segurança e confiabilidade - o que segundo ele a marca já conseguiu. Os próximos passos serão reduzir emissões de carbono e melhorar a autonomia. Por último fica o conforto. "Será mais desafiador, mas acredito que com o centro de pesquisa em Chongqing podemos atingir esse objetivo também", disse.
No geral, o 530 aparecerá como uma opção para quem quiser fazer um upgrade de um hatch básico para um sedã compacto, com objetivo de acomodar melhor a família, já com um pacote considerável de equipamentos.
Ficha técnica
Comprimento: 4,3 metros
Entre-eixos: 2,55 metros
Peso: 1.515 kg
Porta-malas: 475 litros
Motor: 1.5 litros VVT
Potência: em torno de 105 cv
Velocidade máxima: 175 km/h
Itens de série: ar-condicionado, rádio com CD, vidros e trava elétricas, airbag frontal duplo, direção elétrica, rodas aro 15, sensor traseiro de estacionamento, freios ABS com EBD (a disco nas quatro rodas)
O jornalista viajou a convite da Lifan do Brasil