Após apresentar o novo carro da marca, a Hyundai confirmou nesta segunda-feira, durante apresentação em Foz do Iguaçu (PR), que o HB20S terá cinco versões – sendo duas com motorização 1.0 l e três com o motor de 1.6 l. De acordo com a montadora coreana, as vendas do modelo, que será montado na planta da empresa em Piracicaba (SP), começam hoje e vão de iniciais R$ 39.495 até R$ 53.995.
A versão de entrada do HB20S é a Comfort Plus 1.0 possui de série airbag duplos, alarme, travas elétricas, ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica e computador de bordo. A segunda versão, ainda com motor 1.0 l, é a Comfort Style (R$ 42.675), acrescenta faróis de neblina, hodômetro e retrovisores com regulagem elétrica. Ambos possuem a transmissão manual de cinco velocidades.
As versões com motorização de 1.6 l são a Comfort Plus (mesmos itens de série do 1.0 l e R$ 44.995) e Comfort Style (com a possibilidade da transmissão automática, sendo R$ 48.175 na manual e R$ 51.375 na automática). Há ainda a versão top de linha, chamada de Premium, que traz todos os itens de série já citados, além do sensor de estacionamento e sai por R$ 50.795 na versão manual e R$ 53.995 na com câmbio automático.
Segundo a Hyundai, o carro faz 7,8 km/l na cidade com etanol e 11,5 km/h com gasolina na versão 1.0. Já a versão 1.6 l tem consumo de os mesmos 7,8 km/l com etanol, rodando na cidade, e 11,1 km/l quando abastecido com gasolina. De acordo com Roberto Carvalho, gerente de vendas da Hyundai no Brasil, graças a família HB, a montadora é a quinta colocada no ranking de participação no mercado brasileiro; já a previsão de vendas do sedã é de 40 mil unidades anuais.
O jornalista viajou a convite da montadora
Cerca de quatro meses depois de lançar seu primeiro hatch compacto nacional, nem mesmo o tempo de uma gestação, a Hyundai apresentou o segundo membro da família HB, o crossover HB20X
Foto: Divulgação
Preparado para disputar clientes principalmente com outras derivações como Sandero Stepway e Volkswagen CrossFox, o HB20X tem seus pontos fortes na semelhança com o irmão mais novo e no motor 1.6 l de 128 cavalos de potência, já que seu preço será um pouco maior: a partir de R$ 48.755
Foto: Divulgação
Para se diferenciar do primogênito, o HB20X teve frente e traseira remodeladas, seguindo mais a linha dos utilitários esportivos da marca como o iX35, com grade frontal maior e hexagonal, novos para-choques mais salientes e maior espaço dedicado ao farol de neblina
Foto: Divulgação
Ele também ficou 40 mm mais alto e mais comprido na mesma medida
Foto: Divulgação
Abastecido com gasolina a mesma aceleração é atingida em 10s2, e com câmbio automático vai para 11s5 e 12s (álcool e gasolina, respectivamente)
Foto: Divulgação
O motor é o mesmo 1.6 l que está disponível para o HB20. Com quatro cilindros e duplo comando de válvula, ele impulsiona o crossover de zero a 100 km/h em 9s8, movido a etanol e com câmbio manual, segundo a fabricante
Foto: Divulgação
A velocidade máxima é de 181 km/h
Foto: Divulgação
A fábrica de Piracicaba (SP) começa a produzir o modelo na próxima semana, a partir do dia 28 de janeiro, e as lojas de rede Hyundai venderão as primeiras unidades em 20 de fevereiro
Foto: Divulgação
De acordo com a montadora, a estimativa de comercialização do HB20X é de 10 mil unidades por ano, dentro de um segmento que emplacou 91 mil no ano passado, com a liderança do Sandero Stepway (22 mil), seguido de perto pelo CrossFox (21 mil)
Foto: Divulgação
Segundo o gerente de produtos da Hyundai do Brasil, Rodolfo Stopa, Palio Weekend, Idea Adventure, Honda Fit Twist e Citroën Aircross não são vistos como rivais diretos, mas estão dentro do mesmo segmento
Foto: Divulgação
Já em março a marca promete brigar em um novo nicho com o terceiro irmão da família HB, que será um sedã, ainda sem nome definido
Foto: Divulgação
Em sua versão Premium com câmbio manual, o HB20X foi testado na maior parte em trecho de estrada, onde o motor desenvolve potência com facilidade e a altura levemente maior não compromete a estabilidade, mesmo no trecho sinuoso de serra a caminho de Campos do Jordão (SP)
Foto: Divulgação
Volante revestido, pedaleira e manopla de câmbio curta dão um toque esportivo, enquanto o baixo nível de ruído do motor faz com que a velocidade se eleve rapidamente sem perceber
Foto: Divulgação
Já na cidade serrana, o HB20X encarou uma estrada de terra com muitas valetas e mostrou que dificilmente raspa ou bate a parte inferior no chão
Foto: Divulgação
A suspensão consegue absorver bem os solavancos, mas é só. A Hyundai não tem vergonha de dizer que é um carro para uso majoritário na cidade, com algumas escapadas para outros cenários
Foto: Divulgação
No entanto, o desempenho faz com que ele seja atrativo também para jovens um pouco mais dispostos a gastar com um carro que defina melhor sua personalidade
Foto: Divulgação
Talvez esse seja o maior trunfo da marca sul-coreana no Brasil: ser percebida como o novo. Assim como o HB20, o crossover tem design mais atual que os rivais diretos e vem bem equipado de série nas duas versões, com ABS, airbag duplo, ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, alarme, rodas em liga leve e rádio
Foto: Divulgação
O interior é praticamente o mesmo da versão normal, com alterações em pequenos detalhes como a luz do console central em azul, costura dupla nos bancos e pedaleira prateada
Foto: Divulgação
. O rádio agora tem Bluetooth, que possibilita uso do telefone e funções de música por comandos no volante, mas não tem mais CD player, apenas entrada USB e auxiliar