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Novo Fiorino fica maior e custará a partir de R$ 38.540

Utilitário comercial está 200 mm mais comprido, 21 mm mais largo, 27 mm mais alto e com um entre-eixos 140 mm maior

5 dez 2013 - 11h40
(atualizado às 14h46)
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Depois de mostrar o modelo sem detalhes técnicos na Fenatran, a Fiat lança oficialmente nesta quinta-feira o Novo Fiorino. Além de ganhar o visual do Uno, o utilitário comercial cresceu em tamanho e capacidade de carga. O preço, no entanto, subiu cerca de R$ 500, com versões a partir de R$ 38.540.

De acordo com a fabricante, o veículo está 200 mm mais comprido, 21 mm mais largo, 27 mm mais alto e com um entre-eixos 140 mm maior em relação ao antigo. No entanto, a capacidade de volume foi reduzida para 3.100 litros, ante 3.200 litros anteriormente, para privilegiar a aerodinânica. Por outro lado, a capacidade em peso foi de 620 kg para 650 kg. 

Para facilitar o carregamento, a altura do assoalho traseiro em relação ao solo foi reduzida de 641 mm para 506 mm e agora as portas abrem até 180 graus, em duas fases, sendo a primeira em 90 graus. O motor 1.4 Evo é o mesmo do Uno e a suspensão traseira com feixe de molas agora é derivada da picape Strada. O trabalho de engenharia para transformar a cara do Fiorino baseado no Mille em Novo Uno levou cerca de um ano e meio. 

Entre os itens de série, estão airbag e freios ABS, que se tornam itens básicos em 2014, mas ficam de fora direção hidráulica, ar-condicionado, computador de bordo, ar quente e até protetor de cárter. Embora o pacote inicial seja modesto, a montadora disponibiliza uma série de itens opcionais, que vão desde o rádio com USB/MP3 e trio elétrico a sensor de estacionamento e pedaleiras esportivas, além dos itens de conforto já citados.

Apenas neste ano, o Fiorino atingiu 43% das vendas de furgões leves no Brasil, com ampla vantagem para o principal rival, o Renault Kangoo, que sai por R$ 39.130 com motor 1.6 litro. Mesmo assim, a Fiat espera que o novo modelo "catapulte" os emplacamentos que devem alcançar 14 mil neste ano para 24 mil unidades no próximo ano.

Ficha técnica

Motor:

1.4 litro flex

Potência: 85 cv (gasolina) e 88 cv (etanol)

Peso: 1.118 kg

Capacidade de carga: 650 kg

Volume de carga: 3.100 litros

Velocidade máxima: 158 km/h

0 a 100 km/h: 11s9 (etanol)

Preço: R$ 38.540

Itens de série: airbag duplo, freios ABS, controle eletrônico da aceleração, ganchos de fixação de carga, hodômetro digital (total e parcial), parede divisória da carga em chapa, portas traseiras assimétricas sem vidro, recobrimento do assoalho do vão de carga, relógio digital, retrovisores e para-choques na cor preta, pneus R14, tomada 12V, vidros verdes

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Fonte: Terra
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