Novo compacto da Volkswagen custará a partir de R$ 26.900
A fabricante não divulgou os preços das versões mais equipadas do up!, que começa a ser vendido neste mês
A Volkswagen anunciou na noite desta terça-feira o preço inicial do seu novo compacto, o up!, que começa a ser vendido em fevereiro. O modelo mais barato da gama, o take up! duas portas, custará R$ 26.900. No entanto, este modelo não estará disponível logo, apenas entre abril ou maio. Neste mês, chegam às lojas apenas as versões quatro portas, com valor inicial de R$ 28.900.
O up! terá seis versões diferentes: take, move, high, white, red e black. Todas serão equipadas com o motor 1.0 litro de três cilindros e câmbio manual. A potência é de 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol. Os modelos de entrada não contam com direção assistida eletronicamente, tampouco ar-condicionado e outros itens interessantes do modelo, mas já aparecem com freios ABS e airbag duplo.
A versão mais básica já tem bancos dianteiros são inteiriços, ou seja, o encosto de cabeça está integrado ao conjunto, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de partida a frio sem tanquinho, alerta de frenagem de emergência, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, limpador e desembaçador traseiro, rodas de aço aro 13" e tampa do porta-malas com abertura elétrica.
Versão brasileira
A demora de quase quatro anos para finalizar a versão nacional se deve a mudanças na estrutura do up!, que tem público diferente nos dois continentes. Na Europa, ele é um carro de entrada para solteiros ou jovens casais sem filhos, com apenas quatro lugares e janela traseira basculante. Por aqui, a fabricante espera que o modelo seja também o primeiro carro da família, um carro "do povo", assim como foi o Fusca.
Deixando a expectativa idealista de lado, o up! nacional vai bater de frente com o Fiat Uno e até roubar possíveis compradores de Gol e Fox, com seu visual mais jovem, segurança reforçada e economia de combustível. Dependendo da faixa de preço, que será divulgada apenas no início de fevereiro, o compacto deve mexer nas vendas de toda a categoria 1.0 litro, que inclui Renault Clio, Chevrolet Celta e Onix, Hyundai HB20, Nissan March, Ford Ka e Fiat Palio, entre outros.
O desenho do up! foi criado pelo brasileiro Marco Antonio Pavone, que acompanhou de perto as mudanças feitas para o mercado brasileiro. Sem perder a simplicidade, a principal diferença do modelo nacional é no comprimento, que ganhou 65 milímetros na parte traseira. Com isso, a Volks conseguiu adequar o carro a cinco passageiros e colocar vidros traseiros deslizantes no lugar do basculante - as duas principais críticas que apareceram em clínicas de testes no Brasil. A mudança ainda deixou o porta-malas maior, com 285 litros - o mesmo tamanho de um Gol e 5 litros a mais que o Uno.
A tampa traseira também é exclusiva do mercado nacional. Na Europa, ela é de vidro, mas por aqui será de metal mesmo, com objetivo de reduzir o custo de reparo. Outro 'problema" resolvido pela equipe técnica local foi o pequeno tanque de combustível de 35 litros do modelo original, que foi ampliado para os costumeiros 50 litros no Brasil. Além disso, a distância do solo foi elevada em 26 milímetros (20 mm de suspensão e 6 mm no diâmetro dos pneus) e o estepe é do mesmo tamanho que as rodas regulares.
Europeu | Brasileiro | |
Comprimento | 3.540 mm | 3.605 mm |
Porta-malas | 251 litros | 285 litros |
Janela traseira | Basculante | Deslizante |
Tampa traseira | Em vidro | Em chapa |
Tanque | 35 litros | 50 litros |
Motor | 1.0 (60 ou 75 cv) | 1.0 flex (82 cv) |
Motorização
Todas as seis versões do up! brasileiro serão equipadas com o motor 1.0 litro de três cilindros, que foi usado pela primeira vez no Fox Bluemotion no ano passado. A potência é de 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol, com torque de 9,7 kgfm e 10,4 kgfm, respectivamente. Se no Fox a estreia do propulsor não ganhou tanto destaque, no up! ele deve ser um ponto forte, já que o carro é 83 kg mais leve e tem a mesma relação de marchas que o "irmão" maior. Segundo a Volkswagen, a aceleração até 100 km/h é feita em 12s4 e a velocidade máxima é de 165 km/h, em medições com etanol.
Com relação ao consumo de combustível, o modelo já chega entre os melhores já testados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, com autonomia de 13,2 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol) no ciclo urbano. O desempenho coloca o up! como o quinto melhor do mercado nacional, atrás apenas de três modelos híbridos (Ford Fusion, Lexus CT200h e Toyota Prius) e do Renault Clio (sem ar-condicionado). Com o climatizador ligado e direção elétrica, o up! perde somente para os modelos híbridos.
Segurança
A proteção será outro quesito em que o up! deve se destacar. A carroceria tem partes estruturais em aço moldado a quente, de ultra resistência, na coluna central, airbag duplo frontal e freios com ABS. Em testes realizados pelo Latin NCAP, o veículo ganhou a cinco estrelas para a segurança de adultos e quatro estrelas para crianças na cadeirinha com sistema Isofix. Na somatória de pontos, foi a maior nota obtida até então por um carro feito no Brasil, superando a nota do Ford Focus fabricado na Argentina. O para-choque frontal é modular, ou seja, em caso de pequenas colisões, não será preciso trocar a peça inteira, o que diminui o custo dos reparos.
Ficha técnica | Volkswagen up! |
Motor | 999 cm³, três cilindros em linha |
Potência | 75 cv (gasolina) e 82 cv (etanol) |
Direção | Manual ou Elétrica |
Freios | ABS com EBD |
Comprimento | 3.605 mm |
Largura (com espelho) | 1.914 mm |
Altura | 1.500 mm |
Porta-malas | 285 litros |
Peso Bruto | 1.370 kg |
0-100 km/h | 12s6 (gasolina) e 12s4 (etanol) |
Velocidade Máxima | 165 km/h |
Consumo (Cidade - km/l) | 13,2 (gasolina) e 9,1 (etanol) |
Consumo (Estrada - km/l) | 14,3 (gasolina) e 9,9 (etanol) |
O jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil.