PUBLICIDADE

Integração de carros com Samu salvará vidas, diz ministro

Tecnologia de assistência de emergência estreia no novo Ka

25 jul 2014 - 11h25
(atualizado às 14h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Sistema multimídia liga automaticamente para o 192, se houver um celular pareado por Bluetooth
Sistema multimídia liga automaticamente para o 192, se houver um celular pareado por Bluetooth
Foto: Divulgação

A Ford apresentou nesta sexta-feira, em São Paulo, a tecnologia de assistência de emergência, que estreia no novo Ka. O mecanismo que estará em todos os veículos com o sistema multimídia Sync usa um celular pareado por Bluetooth para ligar automaticamente ao Serviço de Atendimento Movél de Urgência (Samu), em caso de acidente com acionamento de airbags e/ou corte de combustível. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, essa integração deve salvar muitas vidas.

"Em 2012, tivemos 44.812 óbitos em acidentes de trânsito no Brasil. O número destaca o quanto precisamos atuar de maneira intersetorial para dar mais qualidade de vida e reduzir as sequelas dos acidentes. A rapidez no atendimento é essencial para isto. Dispositivos como este são iniciativas muito valorosas para ampliar o grau de proteção da população.  Essa integração vai de fato salvar muitas vidas. A chamada poderá fazer a diferença entre a vida e a morte para muitos brasileiros", afirmou Chioro.

O novo Ka, que começa a ser vendido na metade de setembro com preços a partir de R$ 35.390, será o primeiro a levar essa tecnologia. Porém, ela só estará disponível em veículos com o sistema Sync (SE Plus, a partir de R$ 37.390), porque é preciso parear um celular ao dispositivo. Se o veículo sofrer acidente, o sistema usa o celular pareado para ligar ao Samu (192). Uma mensagem introdutória é transmitida, comunicando as coordenadas de localização do veículo por GPS.

Esta será a mensagem eletrônica: “atenção: um veículo Ford esteve envolvido num acidente. Aguarde o envio das coordenadas GPS, seguido da comunicação com os ocupantes do veículo. Um veículo Ford esteve envolvido num acidente nas seguintes coordenadas: latitude X e longitude Y. Repetindo localização (repete). Linha aberta.”

Em seguida, o microfone é aberto e o atendente pode falar com os ocupantes do veículo. Se os passageiros não têm condições de responder, o Samu já tem a localização do veículo e pode enviar o socorro imediatamente. De acordo com Rogélio Golfarb, diretos de assuntos corporativos da Ford, a iniciativa que estreia no Ka deve ser seguida por outras fabricantes em breve. Nos demais modelos da Ford, a assistência de emergência será item básico em até um ano.

Segundo a fabricante, a assistência não possui taxas e funciona por toda a vida útil do veículo. A parceria com o Ministério da Saúde possibilitou a realização de testes do sistema em algumas unidades do Samu. A empresa mostrará a tecnologia na próxima semana em um congresso nacional do serviço de emergência.

Confira quais são os carros mais vendidos no Brasil Confira quais são os carros mais vendidos no Brasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade