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Válvula termostática é fundamental, não deixe retirá-la

3 jul 2013 - 07h13
(atualizado em 4/7/2013 às 18h08)
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Não há motivos para ter dúvidas. Se a válvula termostática é colocada nos carros zero quilômetro, se foi desenvolvida pelas fábricas, ela nunca pode ser retirada. Ponto. Apesar de isso ser consenso entre concessionárias e maioria dos mecânicos, vez por outra aparece alguém sugerindo sacá-la. Não entre nessa conversa.

A válvula termostática é uma peça importantíssima do sistema de arrefecimento dos carros. Ela controla a temperatura do motor. Quando o motor está frio, ela fica fechada, fazendo com que o líquido de arrefecimento (água e aditivo) volte para o bloco do motor. A partir de uma determinada temperatura, cerca de 90 graus, ela se abre, permitindo a passagem do líquido para o radiador para que ele seja refrigerado e volte para o bloco.

Por isso, se a válvula estiver com problema o carro sofrerá com superaquecimento, já que o líquido quente ficará no motor. Em últimos casos, pode até fundir. Para evitar que a válvula tranque, algumas pessoas sugerem retirá-la, assim o líquido circularia livremente do motor para o radiador. Isto está errado.

Maior parte das válvulas é acionada pelo calor do líquido de arrefecimento. Por isso, esse fluído precisa estar limpo. Os carros saem de fábrica com um aditivo que é colocado junto à água do radiador. Essa composição evita desgastes de peças e auxilia no bom funcionamento da válvula.

"Para que isso não aconteça, é necessária a manurenção preventiva, uma revisão no sistema de arrefecimento a cada 30 mil km ou menos, caso o veículo seja usado em condições mais severas. Devemos lembrar que se o veículo passa por muitos congestionamentos diariamente, esse deve ser considerado também como uso severo, pois acaba exigindo ainda mais do motor do veículo" explica Alfredo Bastos Jr, gerente de Marketing da MTE-Thomson.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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