6 eventos ao vivo

Troca do extintor será obrigatória em 2015; entenda

6 dez 2013
07h13
  • separator
  • 0
  • comentários

Essenciais e obrigatórios em caso de acidentes, os extintores de incêndio deverão ser trocados em 2015 por conta de um novo componente inserido na sua fórmula.

Apesar de todos os carros que são fabricados no Brasil saírem de fábrica com o extintor apropriado, muitos ainda não possuem o tipo ABC. O tipo BC, mais usado atualmente, além de ter validade de somente de um ano, só combate incêndios de líquidos inflamáveis, representado pela letra “B” e equipamentos elétricos, representados pela letra “C”. Porém, não é eficiente caso o estofado do carro pegue fogo, por exemplo.

O novo extintor tem adicionado em sua composição a substância necessária para combater incêndios do tipo “A”, como no estofado do carro. Apesar de seu preço mais alto, o novo modelo tem validade de cinco anos. Caso o seu extintor já esteja vencido e queira trocar por um novo, já é possível encontrar o modelo ABC nas lojas especializadas, mesmo faltando mais de um ano para a lei entrar em vigor.

Desde 2005, todos os carros novos produzidos no Brasil já saem com o extintir do tipo ABC. Mas ainda existem no mercado de reposição os modelos BC para os veículos fabricados até 2004. Por isso, a lei exige que todos os automóveis usem o ABC em 2015. Para motoristas que forem trocar o exintor no decorrer de 2014, recomenda-se já colocar o ABC para evitar nova troca no fim do ano.

Obrigatoriedade

Andar sem extintor ou com o equipamento fora da validade resulta em multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH. Observe e não esqueça de retirar o plástico protetor. Isso também rende multa, por dificultar o acesso ao item.

Fonte: Canarinho Press Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade