1 evento ao vivo

Trepidação no freio dos carros com ABS é normal; entenda

4 set 2013
07h07
atualizado às 07h07
  • separator
  • comentários

A dúvida é recorrente entre donos de carros com freio ABS: é normal a trepidação do pedal? Sim, em freadas bruscas está dentro da normalidade do sistema sentir uma leve vibração no pedal. Não há necessidade de sair correndo para um mecânico.

O ABS (Anti-lock Braking System, em inglês) quer dizer sistema de freio antitravamento. Esse mecanismo permite frear o carro em menos distância, pois impede o travamento completo, evitando a derrapagem e deixando o carro no controle do motorista.

Por meio de sensores instalados nos discos de freio, a informação sobre uma frenagem brusca é encaminhada a uma central eletrônica, que determina a soltura do freio gradativamente. Esse movimento permite a roda girar sem travar. A ativação e desativação do sistema se alternam e podem se repetir muitas vezes por segundo. É essa sequencia de ativação e desativação do sistema que causa a trepidação do pedal. Isso se deve à rápida abertura e fechamento das válvulas.

Somente em freadas bruscas

Mas é importante saber que a trepidação no pedal ocorre somente quando o ABS é acionado, ou seja, em freadas bruscas. Em freadas normais na condução do veículo pedal não deve tremer. Se isso acontecer, pode haver algum defeito no sistema de freio, que vai desde de disco torto até falha da chegada do fluido de freio nas rodas. Por isso, se o pedal de freio trepidar em freadas normais, você precisa buscar uma empresa especializada.

Fonte: Canarinho Press Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade