Tombos na chave podem danificar código contra furtos
O ícone no painel varia de marca para marca, mas todos os veículos novos agora saem de fábrica com a luz do imobilizador. Se ela acender, indica ao motorista que o carro não está reconhecendo a chave colocada na ignição. O motor não dará a partida e você precisará de uma assistência especializada.
O sistema foi criado pelas montadoras para evitar furtos, ou seja, quando os veículos estão estacionados. Além do código mecânico (os frisos), a chave tem chip codificado que passa informações para o módulo do automóvel. O imobilizador só autoriza a partida do motor se a chave colocada na ignição for do próprio veículo. Se estiver certa, o carro não pegará ou funcionará por segundos e apagará. Imediatamente uma luz acenderá no painel, que pode ser em formato de uma chavinha, cadeado ou outro ícone, conforme o modelo. Por isso é bom consultar o manual do proprietário para saber exatamente qual o símbolo no seu carro.
Mas o carro pode não pegar mesmo com a chave certa. Isso porque o chip pode sofrer um dano quando a chave cair no chão, algo bem comum de acontecer. A luz do painel correspondente ao imobilizador ficará piscando. “Neste caso, o carro não pegará. O motorista precisará buscar uma empresa especializada para fazer novamente a codificação da chave com um scanner”, diz Eduardo Finardi, sócio-proprietário da Auto Style, empresa especializada na eletrônica de veículos.
Em alguns casos, a chave que perdeu a codificação volta a funcionar se o motorista deixá-la na ignição por uma ou duas horas, mas isso é bem raro.
Caso o motorista perca a chave ou precise fazer uma cópia, ela deverá ter o código passado pela montadora que vem com o carro novo. É fundamental saber onde está esse código. É recomendado anotá-lo em lugar seguro, caso você perca o cartão com as informações.