5 eventos ao vivo

Terminais de direção podem provocar trepidação no volante

12 set 2013
07h13
  • separator
  • 1
  • comentários

Você já ouviu falar no shimming? O termo geralmente é mais utilizado em vibrações no guidão das motos, mas também é usado para descrever uma trepidação no volante dos carros. Geralmente aparece quando há defeitos nos terminais de direção, também chamados de ponteiras.

Os terminais de direção são pequenas peças que ligam o sistema de direção dos carros às rodas. Quando estão gastos, ficam com folga e provocam a trepidação da direção. Muitas pessoas confundem o treme-treme com balanceamento das rodas, já que a sensação para quem dirige é muito parecida.

Por isso, se você sentir uma trepidação no volante com o carro acelerado, o melhor é fazer uma revisão completa na suspensão antes de fazer o balanceamento nas rodas. Se houver folga nos terminais, a checagem irá apontar. Neste caso, as peças precisam ser trocadas imediatamente.

Além do incômodo para quem dirige, folgas nos terminais de direção trazem risco ao motorista e danos ao carro. Outras peças da suspensão podem ser danificadas, como buchas de balança e coxins. Mas o maior perigo é o rompimento do pino mestre do terminal (em casos graves de folga). Se isso ocorre, o motorista perderá o controle da direção.

Alinhamento

Se constatada a necessidade de trocar os terminas de direção, o motorista precisa fazer depois o alinhamento da direção (ou geometria). Isso é fundamental para evitar o desgaste prematuro dos pneus.

Fonte: Canarinho Press Fonte: Terra
  • separator
  • 1
  • comentários
publicidade