6 eventos ao vivo

Tem uma relíquia? Saiba como conseguir a placa preta

29 nov 2013
07h07
  • separator
  • 0
  • comentários

Se você tem relíquia na garagem, a placa preta pode valorizar seu carro ainda mais. Mas para conseguir esse atestado de ser dono uma joia, é preciso seguir uma série de requisitos e passar por duas diferentes vistorias.

O primeiro critério para colocar a placa preta é o carro ter sido fabricado há mais de 30 anos. O veículo, claro, precisa conservar as características originais. O motorista deve ter um laudo de uma entidade cadastrada nos Detrans de cada estado para dar entrada na documentação. Esse laudo geralmente é emitido por clubes de carros antigos. É importante salientar que a conservação das características originais não necessariamente precisa ser de 100%. Alguns clubes aceitam até 70% de originalidade.

Normalmente, os motoristas se filiam aos clubes para que o carro possa ser devidamente checado. Os custos para a emissão do certificado de originalidade variam de clube para clube. Os gastos com fotos, papéis e documentos precisam ser cobertos pelo motorista. Esse certificado de originalidade é o ponto central para dar entrada ao órgão de trânsito responsável para a mudança da categoria.

Vantagens

Além de ganhar valor para a revenda, a placa preta dispensa a inspeção veicular nos estados onde ela é exigida. A distinção também dispensa do uso de equipamentos obrigatórios homologados depois da fabricação do veículo, inclusive o extintor de incêndio.

Fonte: Canarinho Press Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade