PUBLICIDADE

Saiba quando e como usar o piloto automático

5 ago 2013 - 07h08
(atualizado às 07h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Também conhecido como cruise control, o piloto automático veio para auxiliar o motorista durante a condução do veículo. Cada vez mais presente nos carros brasileiros, é mais usado em longas viagens, em estradas formadas por retas e curvas pouco acentuadas. Sua função é basicamente manter a velocidade do carro, determinada pelo condutor, sem a necessidade de pisar no pedal do acelerador.

O acionamento é feito na maioria das vezes por uma alavanca, parecida com a de acionamento de seta e limpadores, só que um pouco menor e situada geralmente na parte de baixo do volante. Ali o motorista tem o controle de ligar e desligar o dispositivo e de controlar a velocidade desejada. 

Funciona assim: o motorista acelera o carro até a velocidade desejada e aciona o controle. A partir desse momento, a velocidade permanecerá a mesma. Se existe diminuição de força em uma subida, o dispositivo acelera o veículo para manter no mesmo ritmo. Ao mesmo tempo, em uma descida ele diminui a aceleração caso seja necessário. Portanto, se você estabelecer em 80 km/h, o carro ficará nessa velocidade. O piloto automático é desativado com um toque no pedal de freio.

Seu princípio de funcionamento é simples. Um servo a vácuo movimenta o cabo do acelerador, puxando quando há a necessidade de acelerar e empurrando quando for preciso reduzir, seu único objetivo é excluir a necessidade de usar o pedal do acelerador. 

Para quem não está acostumado com o sistema, é importante ter atenção. Primeiro, acione o piloto automático somente quando não tiver carros pela frente. E é preciso ter muita atenção nas curvas. Muitas vezes a velocidade constante usada na rodovia não é recomendada para fazer as curvas.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade