Meu automóvel

publicidade
23 de maio de 2013 • 07h30

Saiba como usar e onde fica o kit obrigatório do carro

 

Obrigatório em todos os carros, o kit formado por chave de rodas, triângulo e macaco geralmente só é lembrado na hora do aperto. O problema é que muitos motoristas nem sabem ao certo onde fica, quanto mais como usar cada uma das peças. Se você é um dos poucos sortudos que nunca precisou trocar pneu na rua, preste atenção para não passar trabalho com o pneu furado.

Na maioria dos carros, o kit fica no porta-malas, abaixo do estepe, sob um tapete. Em caso de precisar trocar o pneu, é necessário desenroscar uma trava para retirá-los.

A falta dos itens do kit obrigatório é infração de trânsito gravíssima e rende ao motorista multa de R$ 191,54 e mais sete pontos na carteira de habilitação. A falta do estepe custa R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.

Saiba para que serve cada item e as pegadinhas que você pode evitar.

Triângulo - O primeiro passo é a segurança. Abra o triângulo que fica dobrado e coloque a cerca de 10 metros da traseira do carro e ligue o pisca alerta, para que os demais motoristas vejam que você está parado. O triângulo é fácil e rápido de montar, mas preste atenção para que o pé de suporte esteja firme para sustentá-lo em pé.

Macaco - Diferentemente do carro antigo de seu avô, os veículos de hoje vêm com macacos dobráveis e leves para levantar os automóveis. Não precisa fazer academia para tocar a manivela e erguê-lo. O macaco deve ser encaixado no friso que fica na lataria. É importante puxar o freio de mão do carro e observar se o macaco está fixo.

Chave de roda – As chaves dos carros mais antigos eram em formato de cruz. As novas são quase todas em formato de “L”. Algumas vêm ainda com um adaptador, uma pequena alavanca, para facilitar na hora de frouxar os parafusos.

Estepe - Ah, é importante sempre olhar se o estepe está no lugar porque aumentaram muitos os casos de furtos. O pneu, claro, precisa estar calibrado.

Terra Terra