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Saiba como identificar desgaste nos amortecedores

6 set 2013 - 07h07
(atualizado às 07h07)
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Principais peças do sistema de suspensão dos carros, os quatro amortecedores têm como função principal manter os pneus em contato com o solo. Gastos, eles deixam o veículo desconfortável, aumentam os riscos de acidentes e ainda danificam outras peças, como os próprios pneus, buchas, coxins e molas. Mas você sabe quais os indícios de que eles precisam ser trocados?

O motorista pode observar sintomas que indicam o fim da vida útil dos amortecedores, diz Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Os principais são: demora maior para parar o carro na frenagem, desgaste de pneus, sensação de oscilação da carroceria, vazamento de fluido na haste do amortecedor, balanço excessivo nas arrancadas, tendência de aquaplanagem em solo alagado e perda de aderência, ou seja, quando o motorista sente o veículo sair para o lado de fora nas curvas.

“Quando desgastados ou danificados, podem trazer diversos riscos ao veículo e aos seus ocupantes”, adverte Jair. A recomendação é fazer revisão periódica a cada 10 mil quilômetros em uma oficina de confiança e especializada para avaliar as condições dos amortecedores ou a qualquer mudança de comportamento do veículo. “Preventivamente, é aconselhável trocar os amortecedores a cada 40 mil quilômetros rodados, já que amortecedores desgastados afetam a dirigibilidade do veículo, prejudicando a eficiência do sistema de freios”, afirma o especialista.

Para manter as características do veículo e garantir a segurança e a eficiência deve-se instalar peças novas, nunca recondicionadas. Desde janeiro, já começaram a ser fabricados amortecedores para o mercado de reposição com o selo do Inmetro e a comercialização passa a ser obrigatória em julho de 2014.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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