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Saiba a diferença entre correia e corrente no seu carro

5 abr 2013 - 16h08
(atualizado às 16h08)
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Você sabe se seu carro usa corrente ou correia? E quais os cuidados necessários com estas peças que são fundamentais para o funcionamento do veículo?

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Sistema com correias é o mais normal em veículos fabricados no Brasil 
Foto: Getty Images

A função da correria sincronizadora (também chamada correia dentada) e da corrente de sincronização é a mesma, só que algumas montadoras usam o primeiro sistema e outras o segundo. Como os nomes sugerem, elas são responsáveis por sincronizar o movimento da parte inferior do motor (virabrequim e pistões) com o comando de válvulas. Se quebrar, as válvulas param e o motor trava. Além do motorista ficar na rua, pode danificar peças do motor e causar prejuízos.

A correia dentada é de borracha com cintas de aço por dentro. É mais comum nos carros de fabricação nacional. Cada montadora estabelece uma quilometragem de uso para a substituição, mas geralmente a peça deve ser trocada em média entre 60 a 90 mil quilômetros de uso.

Como ela fica tapada por uma capa plástica na maioria dos veículos, não é possível observar o desgaste sem remover partes do motor, sendo necessária a análise (durante as revisões) de um profissional treinado e qualificado pela montadora.

As correias vendidas no mercado paralelo geralmente duram em média 40 a 60 Mil, enquanto as originais possuem uma vida útil maior, entre 90 a 120 dependendo da montadora e motorização.

“Se a correia dentada está muito gasta, ela arrebenta sem dar sinais. Não faz nenhum barulho. Por isso, é fundamental cuidar o prazo de validade de manutenção para evitar transtornos”, observa Pedro Scopino, consultor técnico e diretor do Sindirepa, o sindicado dos mecânicos de São Paulo e apresentador do programa Notícias da Oficina.

Já a corrente é diferente. Ela é de metal e assemelha-se às correntes usadas em bicicletas. Por ser de metal e trabalhar com lubrificação, costuma durar mais. Geralmente as correntes de sincronização passam dos 100 mil quilômetros. E, antes de arrebentarem, começam a fazer ruídos perceptíveis aos motoristas. A desvantagem neste sistema é o custo de substituição.

Enquanto a correia pode ser trocada a partir de R$ 400, a reposição de uma corrente fica em média em R$ 1 mil.

“As pessoas ainda fazem muita confusão de qual carro tem correia ou corrente. Como nenhuma das duas dá para ver apenas abrindo o capô, é melhor buscar informação certa”, diz Scopino.

Se você não tem ideia se seu carro usa correia ou corrente, procure seu mecânico para tirar a dúvida. Mas atenção. Mesmo em carros com correntes há correias de borrachas, mas são para outras finalidades, como para o ar condicionado, direção hidráulica ou alternador.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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