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Ruído no carro ao engrenar a ré é normal; entenda

16 set 2013 - 07h07
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Você precisa manobrar o carro e engata a ré. Inicia um movimento e começa a escutar um barulho quando o carro anda, uma espécie de zumbido. Quanto maior a velocidade em marcha ré, maior o barulho. Se ao andar para frente esse barulho não é emitido, não há motivos para preocupação. Esse barulho é normal.

A caixa de marchas é composta basicamente por um conjunto de engrenagens, montadas sobre dois eixos paralelos, que são nada mais do que a relação de marchas do carro. Utilizadas nas relações de primeira a quinta marcha, estas engrenagens possuem dentes curvos e inclinados que proporcionam maior área de contato, reduzindo os esforços e diminuindo o nível de ruído.

Já na marcha ré essas engrenagens possuem dentes retos e não dentes curvos, de forma a facilitar o engate. Apesar desse tipo de engrenagem possuir maior capacidade de força, ele apresenta funcionamento mais rústico e emite um ruído ao ser engatado. Sempre que um dente reto de engrenagem encontra outro do mesmo tipo, eles colidem em vez de deslizarem suavemente para o contato, como na relação de marcha normal. Daí o ruído ruído alto, parecido com um zumbido.

Óleo em dia

Mas esse ronco da caixa só é normal na marcha ré. Nas demais não pode haver barulho. Se você notar algum som diferente quando está rodando para frente, deve buscar uma empresa especializada para uma avaliação.

É fundamental lembrar também que o óleo da caixa precisa ser trocado para o bom funcionamento das engrenagens. Ele não baixa de nível se não houver vazamentos, mas precisa ser substituído conforme a recomendação da montadora, que geralmente com 50 mil quilômetros rodados ou 3 anos.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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