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Revisão nos componentes evita superaquecimento do carro

30 set 2013
07h06
atualizado às 07h06
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O nome até pode soar estranho para os menos entendidos, mas o chamado sistema de arrefecimento dos veículos deve estar sempre em perfeitas condições para não deixá-lo na rua. Composto pelo radiador, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, sensores de temperatura e vaso expansor (reservatório d’água), ele faz com que o motor do automóvel trabalhe em perfeitas condições.

“O sistema de arrefecimento faz a troca de calor do motor com o meio ambiente, mantendo, assim, a temperatura ideal para que trabalhe com menos atrito e desgaste interno”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata.

Silva lembra que é necessário ter atenção e fazer revisões periódicas, verificando todas as peças que integram o sistema. A falta de cuidado resulta em superaquecimento do motor. É aquela cena clássica do carro parado na estrada com fumaça saindo do capô.

Várias causas levam ao superaquecimento do motor, entre elas, problemas no radiador, mangueira furada, selo e cabeçote furados, válvula termostática travada e tampa do reservatório danificada. “Quando o defeito é na bomba d’água, pode haver vazamentos do líquido de arrefecimento por meio do selo”, explica.

Revisões

Para que não ocorra superaquecimento e o travamento do motor, a recomendação é fazer a  limpeza e revisão do sistema pelo menos uma vez por ano. O motorista também deve trocar o aditivo do radiador (conforme a recomendação da montadora) a cada 30 mil quilômetros ou um ano.

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Fonte: Canarinho Press Fonte: Terra
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