0

Reduza poluição, barulho e consumo do carro com 7 dicas

23 set 2013
07h13
  • separator
  • 0
  • comentários

Hábitos simples do motorista podem reduzir a poluição, diminuir o barulho cada vez maior nas ruas e ainda impactar no consumo de combustível. Veja sete dicas que constam nos manuais dos carros da Volkswagen para colaborar com a natureza e dar uma folga no seu bolso.

Não aqueça o motor parado

Em marcha lenta, o motor leva mais tempo para atingir sua temperatura normal de funcionamento. Durante o aquecimento do motor, o desgaste e a emissão de substâncias contaminantes são grandes. Por isso, é melhor colocar o veículo em movimento imediatamente após a partida do motor, evitando altas rotações. Esquentar o carro parado é coisa do passado.

Evite acelerações bruscas

A aceleração uniforme reduz consideravelmente o consumo de combustível e diminui a contaminação e o desgaste do motor. Nada de enfiar o pé no acelerador bruscamente nas arrancadas ou troca de marchas.

Use as marchas corretamente

O consumo ideal e a contaminação mínima do meio ambiente são obtidos em baixas rotações do motor e com marcha mais alta possível. Em segunda marcha, por exemplo, gasta-se mais do que o dobro do combustível do que com a terceira. Ao diminuir a rotação do motor, reduz-se também os ruídos. Por isso, deve-se conduzir com a maior marcha o máximo de tempo possível (dentro da velocidade permitida, claro). No manual do seu carro há instruções sobre as velocidades ideais para a troca de marcha.

Controle e pé

Tanto o consumo de combustível quanto a emissão de gases aumentam ao conduzir em altas velocidades. Conduzindo o veículo a três quartos da velocidade máxima, reduz-se o consumo a aproximadamente a metade (é preciso respeitar os limites da rodovia).

Conduza o mais uniformemente possível

As acelerações e as freadas desnecessárias resultam em elevado consumo de combustível e em maior degradação do meio ambiente. Acelere gradativamente, acionando o pedal aos poucos e apenas o necessário para alcançar a velocidade desejada. Pisar rápida e violentamente no pedal não melhora a capacidade de aceleração do veículo. Mantenha a aceleração constante, evitando bombear desnecessariamente o pedal do acelerador.

Desligue o motor se ficar parado

Se o carro for ficar mais de um minuto parado em função de algum acidente ou engarrafamento, desligue-o. Porém, nunca desligue o motor com o veículo em andamento nem use a chamada banguela.

Evite percursos curtos

Ao programar seu trajeto, evite ruas com trechos curtos, em que é necessário parar a cada quadra por causa dos semáforos. O ideal é buscar avenidas longas em que é possível fazer menos paradas e arranques. 

Fonte: Canarinho Press Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade