PUBLICIDADE

Palhetas são itens de segurança; saiba quando trocar

9 dez 2013 07h13
ver comentários
Publicidade

Os limpadores de parabrisas são considerados itens de segurança do veículo pelo Código de Trânsito Brasileiro. São responsáveis pela visibilidade do motorista. Com baixo custo e rápidas de serem trocadas, as palhetas, que são a parte de borracha, devem estar em bom estado.

Os principais indicadores de palhetas desgastadas são as rachaduras e o empenamento da lâmina. Também é comum perceber a lâmina rasgando-se do conjunto. Estes sintomas são resultado do mau funcionamento do sistema.

Quando as palhetas chegaram a este estado, você provavelmente perceberá que a limpeza do vidro não ficará completa. Mas o motorista não deve deixar a palheta chegar a esse estado para trocar. O recomendado é fazer a substituição uma vez por ano, especialmente para veículos que passam muitas horas sob o sol.

Esguichos

Uma forma de ajudar na conservação das palhetas dos limpadores é cuidando da água do para-brisa. O reservatório deve estar sempre abastecido e, se possível, com algum aditivo específico para limpeza dos vidros. Ele facilita o trabalho das palhetas e aumenta sua eficiência tanto na limpeza quanto na proteção contra riscos e arranhões. É importante também verificar a posição dos esguichos.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade