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Óleo da caixa do câmbio automático precisa de verificação

8 jul 2013 - 07h18
(atualizado às 07h18)
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Quem tem carro com câmbio automático talvez nem saiba, mas é preciso verificar de tempos em tempos o nível de óleo da caixa de câmbio. O óleo que lubrifica as engrenagens do sistema é específico, mas pode vazar e se isso acontecer o problema será grande.

O sintoma mais comum de que algo está errado é a sensação de que o conjunto está patinando. Você engrena o carro em D (Drive, marcha para o carro andar), mas parece que o motor não transmite a força. “O motor sente aceleração, a rotação sobe, mas não desenvolve velocidade”, exemplifica Gerson Burin, analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), em São Paulo.

O óleo da caixa de câmbio automático é o ATF. Cada automóvel possui um tipo específico de óleo indicado pela montadora. Depende de cada modelo também a quilometragem da troca.

No manual do proprietário há informação de quando é necessário fazer a troca e a orientação de como verificar o nível do óleo da caixa de câmbio automática. Em geral, é recomendado consultar o nível quando o carro está com o motor quente. O veículo precisa também estar engrenado em uma marcha indicada pela montadora. Pode ser o P (de Park, estacionamento), o N (Neutro) ou o D (Drive), depende também de cada modelo. O automóvel deve estar  estacionado em um lugar plano.

A falta de óleo na caixa automática compromete os discos de fricção internos e quando isso acontece é preciso substituí-los. Se isso ocorrer, será preciso rebocar o carro até uma oficina. Uma dica do analista técnico da Cesvi Brasil é sempre olhar o piso da garagem para verificar se não há manchas de óleo.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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