Não se assuste, pó escuro nas rodas é normal
Você já deve ter visto um pó escuro nas rodas do carro, especialmente nas dianteiras. Ele pode até deixar uma aparência estranha, mas não há motivos para preocupação. O resíduo é normal, resultado do desgaste do atrito das pastilhas de freio com os discos.
O pó é mais normal nas rodas dianteiras porque é mais comum no Brasil o freio a disco somente na frente. “A cor escura do pó é justificada pela composição do disco e pastilhas para freio. Cerca de 90% da quantidade de pó gerada é proveniente do disco, composto usualmente por ferro fundido cinzento, com uma quantidade significativa de carbono. O restante é formado por resíduos do desgaste das pastilhas com uma composição de fibras metálicas e não-metálicas, carbono, entre outros componentes”, explica André Brezolin, engenheiro da Fras-le.
Conforme André, não há uma recomendação específica sobre a quantidade de pó que pode se acumular sobre a roda do veículo, visto que a quantidade de pó que ficará aderida à roda irá depender de fatores como: tipo do material da roda e também do seu acabamento, geometria (desenho) da roda, temperatura de trabalho dos freios, tipo de utilização do veículo, condições climáticas e composição química das pastilhas e discos para freio.
A tendência, com o passar do tempo e não havendo a limpeza, é a quantidade de pó aumentar, fazendo com que a cor da roda seja alterada em função do pó acumulado. Normalmente, algumas pastilhas de freio com composições químicas diferenciadas, como as que levam compósitos cerâmicos, produzem uma menor abrasão contra o disco de freio, gerando assim menor quantidade de pó sobre a roda.
Por isso, o melhor mesmo é manter em dia a revisão dos componentes de freio. O engenheiro da Fras-le diz que as pastilhas e discos devem ser verificados preventivamente a cada 10 mil quilômetros ou quando o usuário perceber qualquer anomalia no freio do veículo como, por exemplo, falta de eficiência de frenagem e o pedal de freio baixo.