PUBLICIDADE

Líquido de limpar radiador não deve ficar no sistema; veja

5 jun 2013 - 07h21
Compartilhar
Exibir comentários

Fluídos misturados à água do radiador são fundamentais para manter limpo e em bom funcionamento o sistema de arrefecimento. Porém, é preciso prestar a atenção. Não confunda esse aditivo usado permanente, recomendado pelas montadoras, com o líquido usado apenas para a limpeza do radiador. O erro pode causar danos ao seu carro.

Os aditivos de radiador devem ser usados sempre e trocados conforme a recomendação do fabricante, em média a cada 30 mil quilômetros ou um ano. Eles aumentam o ponto de ebulição e diminui o ponto de congelamento da água, o que ajuda a manter na temperatura ideal o sistema de arrefecimento. Além de auxiliarem a manter a temperatura ideal da água que circula pelo sistema, os aditivos são responsáveis pela proteção à corrosão das peças.

Há uma confusão, porém, com os líquidos usados para limpar o sistema de arrefecimento. Esses devem ser usados somente para tirar resíduos em caso de sujeira e não podem permanecer no sistema, sob o risco de corroer peças do motor.

 “O líquido de limpeza do sistema é um produto usado antes da troca do fluído de arrefecimento (quando necessário). Ele é aplicado geralmente com o auxílio de uma máquina que faz circular e evacua toda a sujeira de dentro do sistema. Após este procedimento, com o sistema limpo e todos os resíduos retirados, é que se enche novamente com o fluído de arrefecimento, seguindo sempre a dosagem indicada pelo fabricante”, explica Rodrigo Bonadia, diretor comercial da STP, empresa especializada em aditivos.

É importante lembrar que sujeiras no sistema de arrefecimento podem provocar corrosão e ferrugem nas partes metálicas. Os resíduos podem ainda travar a válvula de alívio, aumentando a pressão do sistema. Com isso, há grandes chances de estourar mangueiras, selos e até provocar o vazamento pela bomba d’água e provocar o superaquecimento do motor.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade